• Carregando...
 | /
| Foto: /

No momento da reforma ou construção de um imóvel, fazer um estudo sobre tipos de materiais, aplicações específicas e preços, por exemplo, pode fazer com que o resultado final seja otimizado – na qualidade e no custo.

No caso das portas, não é diferente. Para cada um dos materiais existem vantagens e desvantagens que devem ser observadas de acordo com cada utilização. Em questão de preço, o arquiteto Vinícius Trevisan elenca - da mais barata para a mais cara - aço, vidro, alumínio, madeira e PVC. E no que se refere à segurança e estética, numa ordem decrescente de qualidade, está PVC, aço, madeira, vidro e alumínio, segundo arquiteto.

Leia mais sobre Imóveis

Sobre os tipos de portas, Vinícius Trevisan, que tem 12 anos de atuação e mais de 300 trabalhos no currículo, comenta que as portas de giro – as comuns com dobradiças - são as mais indicadas. A porta com modelo pivotante – sem dobradiça, estruturada com pinos em algum ponto fora da lateral – apesar de ser esteticamente elegante, não garante nenhuma segurança. “É fácil tirar ela do eixo. Usamos em casa de condomínios ou apartamentos”, comenta o arquiteto.

Por último, estão as portas de correr. Essas não vedam odor, som ou humidade, além dos corriqueiros problemas com o trilho e com a dilatação/compressão do material. “Nós evitamos as portas de correr. Funcionam bem no primeiro mês, mas em seguida começam a aparecer os problemas”, finaliza Trevisan.

Para ajudar na escolha, a Gazeta do Povo reuniu as características e possibilidades de uso de cada material, para você adequar no seu projeto.

Madeira

As principais características da madeira - beleza, durabilidade e resistência – dependem do local de instalação e do trato que se dá ao material. Em locais externos, mesmo que se opte por uma porta maciça, a variação de tempo e a exposição ao sol fazem a madeira trabalhar. Muito cuidado, também, com humidade e cupins. Em ambos os casos, produtos impermeabilizantes podem ajudar na manutenção e durabilidade.

O recomendável para esse material é sua colocação em ambientes internos – e nesse caso podem ser portas semi-ocas. Além do aspecto visual versátil – que tende a um efeito rústico – as portas de madeira são ótimas isolantes térmicas e acústicas.

MDF

Muito utilizado na confecção de móveis, decorações, painéis publicitários, caixas de som, entre outros, o uso do MDF - Medium Density Fiberboard ou Fibra de Média Densidade – em portas vem aumentando por apresentar diversas possibilidades visuais.

Apesar de ser um material feito de fibras de madeira ecologicamente correto, homogêneo na superfície e no interior, sua aplicação se limita às portas internas, pois carecem de constante manutenção para que não amarelem ou descasquem.

PVC

Segundo Vinícius Trevisan, as portas em PVC são as melhores do mercado. “Pouca gente sabe, mas essas peças têm uma estrutura metálica interna, que é revestida em PVC”, explica. O metal fica selado no interior da porta, o que garante qualidade estrutural e estética- não trabalha com variação de clima e não muda de tonalidade. É muito indicado para criação de modelos exclusivos

Além disso, o PVC tem excelente isolamento térmico e acústico, além de não propagarem chamas, não oxidarem e serem resistentes à maresia e terem a possibilidade de serem instalados em qualquer etapa da obra. As desvantagens desse material são o preço alto e a não aceitação de pintura.

Aço

No geral, o aço se apresenta em estruturas mistas, podendo ser combinado com madeira, alumínio e vidro temperado, por exemplo. Resistência ao tempo, fácil manutenção, excelente durabilidade e baixo custo são suas principais vantagens.

Por outro lado, muitos dos problemas com esse tipo de material surgem a partir da instalação inadequada do produto, além de ser vulnerável à impactos e à ferrugem – o que demanda manutenção constante. São mais usadas em espaços comerciais ou garagens por questões estéticas e por apresentarem baixo conforto térmico e acústico.

Alumínio

Apesar de resistente à corrosão, à ação da água e do sol, o alumínio tem baixa resistência a impactos. “Esse material dá dificuldades no pós-venda por ser muito frágil. Aconselhamos seu uso em áreas como edículas e lavanderias”, comenta Vinícius Trevisan. Apesar de terem custos relativamente altos e baixa capacidade de isolamento termoacústico, as portas em alumínio não precisam de muita manutenção.

Vidro

As principais características das portas de vidro tem relação com seu aspecto transparente. Quanto à estética, seu uso altera o ambiente, pois possibilita a visualização do está atrás da parede e pode gerar sensação de ampliação do espaço – como é comum aos espelhos. A outra vantagem é referente à economia de energia, uma vez que, durante o dia, o material permite a entrada de luz natural.

Em contrapartida, apesar de fácil limpeza e manutenção, há sempre a possibilidade de que ocorram acidentes com as portas de vidro. A opção, nesse caso, é a adoção do vidro temperado; mais resistente a choques e altas temperaturas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]