Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Patrimônio

Projeto esbarra na falta de apoio

A idéia de instruir turistas e diferentes grupos da população para conhecer melhor os monumentos arquitetônicos da cidade surgiu há dois anos, quando a arquiteta Giceli Portela, presidente do Instituto G de Arquitetura, fez o projeto Caminhos da Arquitetura. A iniciativa prevê a circulação de pessoas em cinco roteiros distintos por meio de vans monitoradas por instrutores treinados. Para o planejamento, Giceli contou com a ajuda de arquitetos, professores e historiadores pertencentes ao conselho do Instituto, que é dedicado ao estudo da arquitetura.

O projeto, contudo, ainda não saiu do papel. "Precisamos de apoio para custear as despesas provenientes do treinamento de pessoal, aluguel dos carros e publicidade", ressalta Giceli. "O poder público ainda não demonstrou interesse pela idéia", lamenta a arquiteta. O objetivo, segundo ela, é apresentar surpresas que sempre estiveram em nossa paisagem urbana e poucas vezes foram percebidas com o seu devido valor, fazendo do projeto uma ação favorável à educação patrimonial. "Por meio das obras estabelecidas nos roteiros conheceremos nossa história, a influência da imigração, o desenvolvimento da cidade e, talvez, deixemos de destruir nossos patrimônios", conclui Giceli.

Serviço: Quem quiser apoiar o projeto Caminhos da Arquitetura ou saber mais sobre o seu funcionamento pode entrar em contato com a Casa Vilanova Artigas, no telefone (41) 3016-1479, ou na internet pelo endereço www.casavilanovaartigas.com.br.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.