Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Crescimento

Região norte de Curitiba em expansão

Bairros como Boa Vista e Atuba mudam de “cara” com a chegada de grandes condomínios e novos serviços

Prédios novos no Boa Vista: bairros da região passam por processo de verticalização e aumento da oferta de serviços | Antônio More/ Gazeta do Povo
Prédios novos no Boa Vista: bairros da região passam por processo de verticalização e aumento da oferta de serviços (Foto: Antônio More/ Gazeta do Povo)

Depois do sul e do oeste da capital, é a vez da região norte despontar como o novo setor de crescimento imobiliário de Curitiba. O grande número de lançamentos verticais e a ampliação na oferta de serviços – com a instalação de grandes redes varejistas e do projeto de um novo shopping –, demonstram que bairros como o Boa Vista, Atuba e Santa Cândida passam por uma nova fase de adensamento populacional. Esse processo deve se acelerar ainda mais com a conclusão da Linha Verde Norte, cujos recursos foram incluídos no Programa de Aceleração do Crescimento 2 (PAC 2) do governo federal.

O vice-presidente de lançamentos e comercialização imobiliária do Sindicato da Habitação e Condomínios do Paraná (Secovi-PR), Luciano Tomazini, explica que é uma tendência a região norte ganhar este foco, por ser a única estrutural que ainda não registrava essa verticalização. "A região não estava totalmente parada, mas agora ganhou mais potencial e começa a se desenvolver. Vários terrenos minimamente utilizados há décadas hoje abrigam quatro, cinco torres residenciais", diz.

Potencial

A disponibilidade maior de lotes em comparação a outras localidades é um dos fatores que atrai o investimento das construtoras para a região. A Vanguard Home, por exemplo, tem três empreendimentos no norte da cidade, nos bairros Boa Vista, Bacacheri e Tingui. O gerente regional da empresa Alvaro Coelho conta que o primeiro deles, o Garden Sevilha, foi lançado em 2009 e teve a entrega das três torres finalizada em janeiro deste ano. "Percebemos que havia uma demanda reprimida e clientes potenciais nesta região, uma vez que há muito tempo ela não recebia lançamentos verticais. Pudemos confirmar isso com o lançamento deste empreendimento", conta.

Outra empresa que investiu no potencial da região norte foi a PDG. O Village Paraná, em construção no Atuba, foi lançado em 2011 e está com mais de 90% dos seus cerca de 600 apartamentos vendidos. O resultado do investimento, na avaliação do gerente regional da PDG em Curitiba, Felipe Sebben, foi muito positivo, tanto que a empresa estuda a possibilidade de adquirir outras áreas nas redondezas. "A região norte chama muito a nossa atenção, é um mercado a ser explorado", diz.

Mudança de cenário

O crescimento dos bairros localizados ao Norte da cidade é percebido, também, pelos moradores da região. A empresária Neusa Simione, moradora do Bacacheri e proprietária de uma loja de roupas femininas no Boa Vista, diz que nos últimos cinco anos ele foi expressivo, principalmente devido à chegada dos novos condomínios.

"Eu moro em um prédio de onde tinha vista para a cidade inteira. Hoje, a cidade está sumindo. Antes eu via até a antiga Torre da Telepar, agora vejo apenas prédios vizinhos", ilustra a atendente Jade Barcelo Munhoz Carta, que trabalha e mora no Boa Vista.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.