Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Mercado imobiliário

Rua Sete de Setembro é discutida em evento nacional

Av. Sete de Setembro, entre a Mariano Torres e a Ubaldino do Amaral, como é hoje | Daniel Derevecki/Gazeta do Povo
Av. Sete de Setembro, entre a Mariano Torres e a Ubaldino do Amaral, como é hoje (Foto: Daniel Derevecki/Gazeta do Povo)
Projeto com trecho revitalizado, prédios altos e de perfil misto |

1 de 1

Projeto com trecho revitalizado, prédios altos e de perfil misto

Em tempos de aquecimento, o mercado imobiliário do Brasil e de outros países da América Latina é tema de discussão econômica e acadêmica do VIII Seminário Internacional da Sociedade Latino-americana de Real Estate (Lares, na sigla em inglês), que começa hoje e vai até sexta-feira, na Escola Politécnica da USP, em São Paulo.

Ao todo, 42 trabalhos com temas que vão da sustentabilidade dos empreendimentos ao mercado de ações de empresas de Real Estate (termo em inglês para mercado imobiliário) serão apresentados no evento.

Paraná

Um dos trabalhos do seminário é o da curitibana Marianah Noguchi Machuca, aluna do Programa de pós-graduação em Gestão Urbana na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), feito em conjunto com os professores, os arquitetos e urbanistas Fábio Duarte e Tomás Moreira. Com o título de "Operação Urbana e Aproveitamento de Áreas Infra-estruturadas: Ensaio para sua implantação na Avenida Sete de Setembro em Curitiba – PR", o trabalho de Marianah trata de uma mudança substancial no trecho da avenida entre a Rua Mariano Torres e a trincheira da Rua Ubaldino do Amaral, por meio de um instrumento legal chamado de operações urbanas, previsto na Lei 10.257/2001, o Estatuto das Cidades.

Tudo começaria com a compra de Certificados de Potencial Adicional Construtivo (Cepacs) por donos dos imóveis e interessados em construir e também por cidadãos interessados em investir na região por meio da especulação imobiliária. No primeiro caso, o investidor-construtor teria o aumento de seu potencial construtivo, podendo fazer prédios mais altos (16 andares em média) e de perfil misto (comercial e residencial). No segundo caso o cidadão e investidor privado obteria lucro dos Cepacs comercializados em uma bolsa de valores. Os recursos para a revitalização do trecho, com novas calçadas, áreas de estacionamento e reforma do Mercado Municipal sairiam de um porcentual do valor de venda dos Cepacs repassado diretamente para a Prefeitura de Curitiba. "O ponto positivo dessa ação é que parte do dinheiro gerado pela venda dos Cepacs só poderia ser usada para a revitalização daquela área em questão". Para Marianah este projeto daria uma nova cara à região. "É um trecho da Sete de Setembro que tem muito potencial, com comércio forte, que, por alguma razão, não é desenvolvido. O projeto é uma forma de atrair novos investimentos para a rua, o que beneficiaria a cidade toda."

O Seminário da Lares é o único no Brasil, no setor de Real Estate, que reúne profissionais de mercado e pesquisadores acadêmicos. O evento será encerrado com um case sobre inovação em empreendimentos imobiliários a ser apresentado pela Rodobens, empresa que atua no mercado para população de baixa renda.

Serviço:

VIII Seminário Internacional da Sociedade Latino-americana de Real Estate. Local: USP/Politécnica. Endereço: Av. Prof.Almeida Prado, travessa 2, nº 83 – Cidade Universitária – São Paulo. Informações: www.lares.org.br.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.