
Seja para aumentar a área da sala, para fazer uma churrasqueira, um espaço gourmet ou para ter um jardim de inverno em casa. Os ambientes que moradores de edifícios pensam em criar ao fechar a sacada são variados, mas um dos motivos recorrentes é o frio de Curitiba. "Ela geralmente se conecta a uma área nobre da casa, mas as pessoas não usam muito devido ao clima. Com o fechamento, ganha-se uma área a mais e é possível usar o espaço durante o ano inteiro", afirma a arquiteta Danielle Branco Schmaedecke. Com a intenção de usar mais a sacada e aumentar a área da sala, para receber mais amigos, o comerciante Marcelo Medeiros e sua esposa Nicole Medeiros contrataram a arquiteta Carla Kiss que fez a sugestão. "Nos apartamentos cada vez mais compactos, uma área subutilizada por causa do frio é complicado. Nesse caso específico, os moradores ganharam mais de 5 metros quadrados, além da sensação de mais espaço, devido aos tons de branco usados na decoração", diz Carla. A solução encontrada pela arquiteta para atender aos pedidos dos Medeiros foi retirar as paredes que dividiam a sala e a sacada, nivelar o piso e revesti-lo com porcelanato, além de instalar esquadrias de vidro temperado que seguiam os padrões estabelecidos pelas normas do condomínio. Para preservar a churrasqueira, que agora fazia parte da sala, Carla usou um tampo de laca branca, que esconde o item e pode ser removido quando os proprietários desejam utilizá-lo. Persianas dão o controle de luminosidade necessário para o aproveitamento do home theatre, que fica no living, conferindo aconchego ao ambiente. "Com essas mudanças, colocamos uma mesa de jantar maior na sala. Agora podemos receber até oito amigos em casa", conta Medeiros.
Conveniência
Outra sugestão dos arquitetos é transformar a sacada em uma churrasqueira integrada à sala, como um espaço gourmet, mas que possa ser escondida quando necessário. Essa foi a proposta da arquiteta Daniela Barranco Omairi em um de seus projetos, o apartamento de um executivo que trabalha com softwares e tecnologia de ponta. Apesar de instalar os vidros para fechar a sacada, ela preservou as paredes e a porta-janela que fazem limite com a sala, justamente para que a churrasqueira ficasse à mostra apenas nas ocasiões em que o morador desejasse. "Se a sacada pode ser fechada, é possível usá-la por mais tempo. É mais uma área agregada", avalia Daniela.
A ideia de continuidade fica por conta do piso em mármore marrom, o mesmo usado na sala. Os móveis em aço inox dão ar de modernidade e praticidade almejadas pelo cliente. Mas o tom masculino e seco, cheio de linhas retas, presente na decoração de todo o apartamento, é quebrado pela cortina de seda com xale de veludo na porta-janela da sacada, que traz formalidade ao ambiente. "A cortina tira um pouco da casualidade dos móveis em aço inox, trazendo equilíbrio ao local", diz a arquiteta.
Para descansar
A contabilista Gisele Macedo tinha o projeto de fechar a sacada de casa, para ganhar mais espaço na sala e torná-la um ambiente agradável durante o ano inteiro. Optou por transformá-la em um espaço zen de leitura e descanso, projetado pelas arquitetas Patrícia Cassol e Tatiana Marcassa.
Para esconder a janela do quarto da filha de Gisele, que dava para a sacada, foi feito um painel de madeira, que parece dar continuidade ao móvel da sala. O piso foi nivelado e trocado por mármore para integrar. Uma chaise, uma mesa decorada com velas e artigos indianos e cestos de livros dão o ar de refúgio, complementado pelo que Patrícia julga como os pontos fortes do espaço: a persiana de tecido, que oferece conforto visual, e as arandelas, que proporcionam uma iluminação intimista e efeitos de sombra nas paredes. "Conseguimos trazer o externo para dentro de casa", diz Patrícia. Para a dona do apartamento, a solução melhorou a qualidade do ambiente. "Agora é possível ficar ali com chuva ou sol. Um lugar a mais para estar e receber as pessoas", diz Gisele.
Para receber
Com o objetivo de aumentar o living de uma cliente e fazer um quarto para o filho dela, que a visita a cada 15 dias, a arquiteta Priscila Jansen propôs o fechamento da sacada, em um residencial no Alto da XV. "Esse recurso confere mais utilidade à metragem quadrada interna e é uma boa solução para os dias de frio de Curitiba", explica.
Para isso, ela escolheu vidros que abrem totalmente, o que não tira a característica de sacada do ambiente. Também tirou as pastilhas internas, nivelou o ambiente com eco-piso de cumaru e instalou uma cortina com tecido blackout, para deixar em consonância com a sala e oferecer a escuridão necessária para um quarto.
Durante a estadia do filho, as portas tipo camarão de marcenaria, que substituem a antiga porta-janela, delimitam o espaço de descanso, equipado ainda com uma cama retrátil, que pode ser escondida no prolongamento do móvel da sala, um armário e uma bancada. "Quis fazer um ambiente que fosse uma continuação da sala quando as portas estivessem abertas e que oferecesse privacidade quando estivessem fechadas", conta a arquiteta.








