
O município de São José dos Pinhais, a 12 quilômetros de Curitiba, tem passado por mudanças no segmento imobiliário nos últimos três anos, principalmente na região central. A constatação do mercado é que, com a inauguração do Shopping São José, em 2008, os imóveis no entorno valorizaram em pelo menos 20%, índice que é inflado quando consideramos o crescimento do setor de modo geral, nesse mesmo período. Com as condições favoráveis, o metro quadrado para compra em áreas próximas ao shopping, que custava a partir de R$ 1,2 mil, sai hoje por R$ 3 mil, mais que o dobro do valor.
No ramo há 12 anos, o corretor de imóveis Claudinei Corteze, proprietário da Corteze Imóveis, em São José dos Pinhais, afirma que construtoras e incorporadoras começam a se interessar pelo município, que sempre foi valorizado, tendo em vista que é o terceiro PIB do Paraná (atrás de Curitiba e Araucária) por conta das indústrias, mas ganha um novo atrativo. "Esse recente perfil é um marco, que determinou o município como autônomo da capital", avalia. Corteze também cita o investimento do comércio vizinho ao shopping com a instalação de lojas ou reformas de melhorias como consequências dessa valorização. "O shopping tem uma arquitetura moderna e atrai um público mais exigente. Os lojistas perceberam e começaram a investir em infraestrutura e aparência. Toda a região está visualmente mais bonita, o que atrai as pessoas para morar também."
O novo nicho está levando as construtoras aproveitarem a circulação de pessoas no shopping com a instalação de estandes de vendas, afirma o superintendente do Shopping São José, José Alcir Gruber. Hoje há quatro quiosques nesse segmento. "O shopping já realizou feiras imobiliárias e percebemos um crescimento do movimento no local em 8% nessas ocasiões", diz. Hoje, 60% da visitação é de moradores locais e 40% de consumidores da capital nos fins de semana. Desde o primeiro ano de funcionamento do shopping, que tem 143 lojas e quatro âncoras, a frequência aumentou em 80%, comenta Gruber.



