Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Construção civil

Sinduscon-PR terá prédio sustentável e com “selo verde”

Produção de energia e reaproveitamento de água estão entre os destaques da nova edificação, que será integrada à sede social da entidade, no Centro Cívico

 | /
(Foto: /)

Um edifício sustentável e preparado para receber a certificação Leed (Líder em Energia e Design Ambiental). Assim pode ser descrito o projeto do novo prédio que o Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Paraná (Sinduscon-PR) está construindo no seu endereço social, no Centro Cívico.

Siga a @gpeconomia no Twitter.

Anexa ao atual prédio da entidade, a obra reúne diferentes soluções em sustentabilidade, que vão do desenvolvimento do projeto ao uso dos espaços e possibilitam ao empreendimento pleitear o “selo verde” na categoria Platinum, mais alto nível da certificação Leed.

O presidente do Sinduscon-PR, José Eugenio Gizzi, conta que a construção do edifício é um projeto antigo (de 2002), que tem por objetivo dar sustentabilidade econômica ao sindicato por meio da locação das lajes corporativas.

“Estamos há 14 anos com este planejamento de dar sustentabilidade econômica para o sindicato, a partir da menor participação das contribuições sindicais na receita”, lembra. Para isto, a entidade está investindo R$ 9,2 milhões na construção do novo prédio.

Projeto

O projeto do prédio contempla a construção de uma área de 4.823 m², composta por sete pavimentos e três subsolos. Quando foi interligado à edificação já existente, o empreendimento terá 8,3 mil m² de área total, 20% dos quais serão ocupados pelo Sinduscon-PR.

Projetado na plataforma Bim (Building Information Modeling, ou Modelagem da Informação da Cons¬¬trução), o prédio permite a fiel compatibilização dos diferentes projetos – elétrico, hidráulico, arquitetônico e estrutural –, aumentando a produtividade no canteiro em cerca de 15%, reduzindo o desperdício de materiais e o uso de equipamentos. “O desperdício é o vilão da obra e, com o BIM, ele cai para quase zero em alguns materiais. Então, a sustentabilidade começa por aí”, comenta Rodrigo Fernandes, diretor da Arce Construtora & Incorporadora, que venceu a licitação para executar a obra.

Soluções

Entre as soluções de sustentabilidade, a autossuficiência em energia elétrica é um dos destaques do prédio. Gizzi conta que a edificação contará com 380 módulos e 627 m² de painéis fotovoltaicos no telhado que irão suprir a demanda energética do prédio.

A economia de energia também será potencializada pela fachada em vidro. Reduzindo o ganho de calor do edifício, ela demandará menos o uso do ar-condicionado, como explica Fernandes, além de permitir o máximo aproveitamento da luz natural.

O prédio também contará com um sistema de reaproveitamento da água da chuva nas instalações sanitárias. Tais medidas, além de sustentáveis, irão reduzir os custos de manutenção e operação das lajes, o que será um atrativo para os futuros inquilinos.

Trabalho conjunto

Além da execução pela construtora Arce, a obra conta com a consultoria da Petinelli para as soluções sustentáveis e da Campestrini Gestão de Projetos para o sistema Bim. O projeto arquitetônico é assinado pela Bacoccini Arquitetura e Consultoria.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.