Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Fachadas

Sustentabilidade nas obras

Em São Paulo, o Ecolife Independência, da Ecoesfera, é um dos pioneiros em itens de sustentabilidade no segmento residencial | Divulgação/Ecoesfera
Em São Paulo, o Ecolife Independência, da Ecoesfera, é um dos pioneiros em itens de sustentabilidade no segmento residencial (Foto: Divulgação/Ecoesfera)

Aliado às técnicas de construção industrializada, a sustentabilidade também é encarada como tendência para novas construções. O termo, que define ações empregadas nas construções para que elas diminuam o impacto na natureza e no meio urbano, tem pautado com freqüência as novas obras. E nisso, a fachada tem um dos papéis fundamentais.

É o que afirma a arquiteta de Minas Gerais, Cíntia Mara de Figueiredo, especialista em conforto ambiental e conservação de energia em construções. A profissional participou do fórum e falou sobre tendências em fachadas. Segundo ela, os novos empreendimentos tendem a seguir soluções que melhorem seu desempenho e garantam conforto aos usuários. "Para se atingir a sustentabilidade, deve-se criar um ambiente agradável e eficiente na conservação de energia e utilização racional de recursos naturais, por exemplo."

A profissional aponta que, cada vez mais, construtores e consumidores irão buscar soluções que estejam de acordo com políticas sustentáveis. Para isso, explica, os empreendimentos vão ter de estar de acordo com normas corretas de uso dos vidros e orientação da fachada. "Em edifícios comerciais isto já é comum. Nos residenciais logo começará a ser."

Mas não é só o aspecto ambiental de sustentabilidade que deve ser levado em conta por quem constrói e compra. O arquiteto Clóvis Bohrer Filho defende também a questão social. "Hoje, quando se fala em sustentabilidade, pensamos apenas em impacto ambiental. Só que itens como criar um ambiente agradável para os trabalhadores da construção e dar segurança a essa mão-de-obra também são atitudes sustentáveis."Para ele, os consumidores precisam cobrar isso de quem constrói. Por outro lado, construtores têm de empregar essas atitudes. "Muitos profissionais já estão preocupados com isso. Esse é um dos fatores mais importantes para se ter uma construção de acordo realmente com a sustentabilidade."

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.