
Perspectivas de projetos em 3D presentes em folhetos de lançamentos imobiliários cada vez mais estão deixando de ser imagens meramente ilustrativas. Com o uso da tecnologia e cuidado nos detalhes, essas representações digitais acabam antecipando ao cliente uma realidade que só será concretizada depois de alguns anos.
Usada como ferramenta de venda, a tecnica busca atingir a perfeição, cuidando de detalhes como textura, iluminação e materiais de acabamento utilizados na obra.
"Além do acabamento e a decoração, quando desenvolvemos as imagens pensamos também na localização do empreendimento. Atendemos empresas que constroem próximo ao mar e para eles é muito importante que isto conste na imagem. Essa mesma vista é posta na janela da sala, da varanda na perspectiva", aponta o CEO da Oficina 3D, empresa especializada em imagens de empreendimentos, Anderson Rodrigo de Alencar.
De acordo com a arquiteta do escritório StudioArch Vivian Millarch, a preocupação com os detalhes chega até os móveis usados nas imagens. "Podemos fazer uma sala com cadeiras que possuem pés cromados, o encosto de palha e o cliente vê como se fosse real. Com as perspectivas em 3D o morador tem noção do que cabe no ambiente e o que ele pode colocar ali", afirma.
Outro aspecto importante é a encenação das experiências que o futuro morador terá no local. "É preciso ter a fantasia, o sonho, fazer com que a pessoa deseje estar lá. As imagens do salão de festa podem ser feitas com um fim de tarde, aquele calor do sol amarelo. A mesa posta com as taças, as luminárias acessas. Tudo para dar aquela sensação que daqui a pouco os convidados estão chegando", revela Alencar.
Fidelidade
Além da realidade transmitida, a fidelidade das imagens é o principal detalhe que deve ser respeitado, segundo o diretor de empreendimentos da Swell Construções e Incorporações Leonardo Pissetti. Segundo ele, as áreas comuns são mais fáceis de projetar e entregar o produto final da mesma forma que foi representado. Já para as áreas internas, o comprador é informado que a ilustração das áreas privativas visa apenas facilitar a visualização do tamanho do ambiente e como ele poderá ser decorado.



