Realizar a limpeza da casa sem ter de passear pelos cômodos carregando motor e acessórios de aspirador de pó, sem ruídos e com rapidez é possível com o sistema de aspiração central. Comum em países da Europa e nos Estados Unidos, mas ainda pouco conhecido no Brasil, ele tem sido indicado por arquitetos e engenheiros no momento de projetar a construção, por ser um sistema de higiene mais eficiente que o convencional além de cômodo e silencioso. E o melhor: custa hoje, em média, metade do preço que custava há dez anos, quando chegou ao país.
A instalação do sistema em uma área de 100 metros quadrados, por exemplo, sai, em média, por R$ 3 mil. Na avaliação dos profissionais do mercado, ele não chega a representar 1% do custo da obra. "O mais importante é não comparar o preço da instalação do sistema com o valor de um aspirador de pó, e sim com a funcionalidade e praticidade que oferece a aspiração central", argumenta Rodrigo Dresch Piasetzki, sócio-proprietário da McomNet Soluções em Tecnologia.
Funcionamento
O sistema serve para qualquer ambiente, mas é ideal para escritório, sala de reunião, hospital e call center. Ele funciona por meio de uma tubulação em PVC de 50 milímetros, que é instalada sob o piso e no interior de paredes e forros, com saída para alguns pontos da casa a fiação do sistema de automação corre por dentro. A tubulação termina em um depósito fixo, que é instalado, de preferência, na área de serviço ou na garagem. É para lá que vai toda a sujeira aspirada. "Basta jogar a sujeira que ficou depositada no balde em um saco de lixo e descartar normalmente", explica o proprietário da Girasul Representações, Weslei de Lima. A manutenção ocorre a cada quatro meses e a visita de um técnico deve ser solicitada anualmente.
Para o sistema entrar em ação, o usuário precisa plugar a mangueira em uma espécie de tomada na parede, semelhante às do sistema elétrico, e acionar o comando no punho do equipamento. "A mangueira tem um tamanho padrão de nove metros e é conectada em pontos estratégicos da casa", explica. A quantidade de pontos é definida pela distância média entre cada local: para cada 50 metros quadrados, aproximadamente, é aberto um ponto.
Silêncio total
Quem está na área de limpeza não houve qualquer ruído de aspiração. O barulho é inferior ao do aspirador convencional e fica concentrado no local onde foi instalado o depósito. Essa foi uma das vantagens que chamou a atenção do administrador Germano Coradin. Ele mora com a mulher e os pais em uma casa de 416 metros quadrados, na qual foram instaladas sete pontos de aspiração. A central, na área técnica da casa, permite que ele faça as atividades com conforto. "Gosto de trabalhar ouvindo música. Com aspirador comum ligado não teria condições de fazer isso. Como o motor fica do lado de fora, não tem barulho", diz. Coradin conta que também levou em consideração o custo/benefício e a comodidade de não ter de carregar o aspirador de um lado a outro. "Nos facilita bastante quando a diarista falta."




