
Para obter o resultado esperado, em termos de rendimento, durabilidade e resistência à limpeza e às intempéries, é preciso utilizar tintas de qualidade reconhecida. A avaliação trimestral feita pelo Programa Setorial da Qualidade Tintas Imobiliárias (PSQ) ajuda os consumidores a não errar na escolha.
São avaliadas centenas de marcas, verificando os requisitos estabelecidos nas normas técnicas. "Os produtos passam por análise em laboratório especializado, que conta com o aval do Inmetro. O objetivo é verificar sua conformidade com as normas técnicas", explica Gisele Bonfim, gerente técnica de Assuntos Ambientais da Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas (Abrafati).
No Relatório 42, 283 produtos, de 28 fabricantes, têm a sua qualidade reconhecida. São 57 marcas de tintas látex econômicas, 43 marcas de tintas látex standard, 45 marcas de tintas látex premium, 75 marcas de massas niveladoras, 39 marcas de esmaltes sintéticos standard ou tintas a óleo e 24 marcas de vernizes de uso interior.
O relatório aponta também 31 produtos, de 20 diferentes fabricantes, que não atendem às especificações das normas técnicas.



