
A utilização das sacadas apenas como uma área de respiro para contemplar a paisagem ficou no passado. As varandas ganharam status e se tornaram as queridinhas dos apartamentos. Hoje, é comum que os proprietários busquem serviços de arquitetos e designers de interiores para desenvolver projetos específicos para esses ambientes. "Somente em dezembro, fechamos cinco contratos de projetos para varandas", conta a arquiteta Renata Mueller.
O aumento da metragem quadrada das sacadas na última década é um dos fatores que motivaram a atenção direcionada para este ambiente. "Foi uma evolução. Saímos das sacadas pequenas para as mais espaçosas, com churrasqueira, e chegamos às varandas gourmets, integradas à cozinha", avalia Luiz Gustavo Salvático, gerente regional da Plaenge.
A evolução tecnológica dos sistemas construtivos, que permite o fechamento do espaço e o conforto em relação às variações do clima, é outro incentivo para os novos usos dados às varandas.
Múltiplo uso
Transformar a sacada em um espaço para receber familiares e amigos é a principal opção adotada pelos proprietários dos apartamentos. Como ela costuma estar próxima à sala, a ampliação deste ambiente é uma das soluções mais comuns, segundo a arquiteta Monica Raeder. As varandas com churrasqueira, por sua vez, podem se transformar em espaços para refeições e convivência. Home office, ambiente para leitura e o tradicional jardim são outras alternativas .
Para potencializar a integração entre os espaços internos e a sacada, a dica da arquiteta Renata é seguir a mesma linha de decoração utilizada no imóvel. "Quem for ampliar a sala, por exemplo, também pode estender o piso e o revestimento em gesso usado na parte interna para a varanda, o que dá a sensação de amplitude", sugere.
Vedação
Determinados usos, como salas e bibliotecas, por exemplo, exigem que o espaço da sacada seja fechado. Entre as diversas opções disponíveis no mercado, o sistema de vidros deslizantes aparece como o preferido pelos proprietários para o fechamento. "Instalado com trilhos, ele permite a abertura total do vão da sacada, com a acomodação das folhas de vidro paralelas à parede", explica Antonio Carlos Ribeiro, diretor comercial da Balcony Sul, empresa especializada no fechamento de sacadas.
O custo para a instalação do sistema varia entre R$ 500 e R$ 600 por metro quadrado, de acordo com a cor do vidro. A instalação é feita em um dia, mas o tempo entre a retirada das medidas e a entrega do sistema pode demorar 50 dias, devido à grande demanda por este tipo de projeto nos apartamentos.
Fechamento da sacada segue regras de padronização
A opção de fechar a sacada do apartamento vai além do desejo do proprietário do imóvel. Isso porque a instalação do sistema precisa ser autorizada e deve seguir as regras estabelecidas pelo condomínio, principalmente em relação à manutenção das características estéticas da fachada do prédio. "A alteração na fachada também não pode ser feita sem a autorização do arquiteto autor do projeto do empreendimento", lembra a arquiteta Monica Raeder.
Também é fundamental a contratação de um profissional habilitado que tenha condições de avaliar se as estruturas da varanda e do guarda-corpo suportam o novo uso e a instalação do sistema de fechamento, evitando problemas futuros. "Trincas na estrutura e infiltrações são os problemas mais comuns que podem ocorrer. Se não forem reparados, eles podem causar danos à ferragem e à laje da varanda", explica a arquiteta.
Como qualquer outra alteração que interfira na área do apartamento, o fechamento da sacada demanda, ainda, a regularização do projeto do empreendimento junto à Secretaria do Urbanismo. O secretário Reginaldo Cordeiro explica que isso acontece porque o fechamento altera o cálculo do coeficiente de construção do terreno. "As sacadas com até 10 m² por unidade são tidas como áreas não computáveis no cálculo para a liberação do projeto. Com o fechamento do espaço, elas passam a ser computáveis, o que pode impedir a alteração", explica o secretário. Isso significa que, caso a construtora tenha utilizado o coeficiente total de aproveitamento do terreno na execução do empreendimento, o fechamento da sacada não pode ser realizado, pois ele elevaria a área computável para além do limite permitido.




