
Mesmo com a garantia de um contrato de aluguel, o locatário pode ser surpreendido e ter de deixar o imóvel no prazo de um mês. A situação é amparada pela Lei do Inquilinato, que estabelece que durante o prazo de vigência contratual assegura a permanência do inquilino, mas dá ao proprietário o direito de optar pela venda do imóvel.
Neste caso, o próprio inquilino deve ter a preferência no negócio. Mas, se não houver acordo, o proprietário pode pedir para que o imóvel seja liberado para concretização da venda.
Depois de dois anos de aluguel e com mais um ano de contrato pela frente, a estudante Kyene Becker se viu diante desse tipo de situação inesperada. O proprietário do imóvel queria o apartamento para vender a um interessado e ela teria de buscar outro lugar para morar.
Kyene conta que a imobiliária chegou a ligar para seu pai, locatário do imóvel, e oferecer o apartamento para a compra, mas como o valor era muito alto e não havia interesse, não fecharam negócio. O advogado especialista em Direito Imobiliário Winderson Jaster explica que, caso o inquilino não aceite a compra, o proprietário tem o direito de vender o imóvel a outra pessoa nas mesmas condições ofertadas ao locatário. "A possibilidade de compra deve ser exposta ao inquilino, caso contrário, isso gera a possibilidade da anulação do negócio jurídico formulado", explica o advogado.
O novo proprietário, no entanto, tem o direito de pedir a desocupação. Ainda assim, o locatário tem como se precaver. "O inquilino que toma o cuidado de, após firmado o contrato de locação, levá-lo ao registro de imóveis correspondente, fica assegurado que ninguém pode tirá-lo do imóvel neste prazo", aponta a advogada especialista em Direito Imobiliário, Josiclér Vieira Beckert Marcondes.
Outra sugestão para proteger o inquilino é, assim que o prazo do contrato estiver no fim, entrar em contato com o proprietário ou a imobiliária e pedir a renovação para o mesmo período ou maior. "Quando o contrato passa a vigorar indeterminado, todo mundo acha que é a mesma coisa, mas há diferenças. O inquilino não tem mais a garantia do prazo e a qualquer momento o dono pode pedir para que ele saia em até 30 dias. Quem quer garantir que não vai ser solicitada a saída do imóvel deve procurar renovar o contrato", explica Josiclér.
Justificativas para retomar
Quando o proprietário pede a saída do imóvel durante o prazo indeterminado, a lei prevê algumas justificativas para tal ação através do artigo 47. Dentre elas estão o mútuo acordo, prática de infração legal ou contratual, falta de pagamento do aluguel e encargos, realização de reparações urgentes determinadas pelo Poder Público que impedem a permanência do locatário, entre outros. Além destas, outra justificativa muito utilizada é o dono pedir o imóvel para morar nele ou, ainda, permitir que algum parente more nele.
Segundo o advogado especialista em Direito Imobiliário Nelson Antônio Gomes Junior, há uma punição prevista na lei que o proprietário está sujeito caso minta ao pedir o imóvel. "O artigo 44 da lei constitui crime, punível com detenção, se o locador não use o imóvel para o fim declarado ou não o fizer no prazo de um ano. Com isso, o inquilino pode pleitear uma multa de 12 a 24 meses o valor do último aluguel, pois se trata de má fé do locador."
Infiltração e cupins? Problema do dono
O estudante Lucas Waricoda mora em uma casa alugada junto com outros quatro colegas em um imóvel que sofre com problemas de cupins e infiltração. Ele conta que já entrou em contato com a imobiliária e alguns técnicos foram enviados, mas o problema não foi resolvido. Segundo o advogado Nelson Antônio Gomes Junior, o grupo deve pedir novamente a ida dos técnicos e manter tudo documentado. "A lei estabelece no artigo 22, inciso 1 e 2, que o dono é obrigado a entregar o imóvel e manter a forma e o destino do mesmo. Se a casa já tinha estes problemas com cupim e eles não viram, não podem reclamar. Mas se começou a dar problema depois, o proprietário é obrigado a consertar isso. A imobiliária não tem responsabilidade por cuidar e recuperar o imóvel, é dever dela repassar as reclamações do locatário ao dono e exigir uma resposta."



