Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Automação

Você fala, a casa obedece

Vista aérea da Burj Dubai, nos Emirados Árabes. | AFP
Vista aérea da Burj Dubai, nos Emirados Árabes. (Foto: AFP)

Já está à venda em Curitiba um equipamento para automação residencial acionado por voz, o Voice House. Trata-se de um sistema para ser empregado na iluminação de ambientes e no comando de aparelhos elétricos como abajures, televisão, som e ar-condicionado. Quando os comandos são falados pelo usuário, luzes dos cômodos da casa ou utilitários domésticos equipados com o Voice House passam a funcionar.

Em média, cada aparelho, que é capaz de automatizar um interruptor de luz ou uma tomada, custa R$ 260. A instalação não requer muito trabalho: as tomadas ou interruptores convencionais são trocados pelo produto com uma simples conexão dos fios elétricos.

A linha Voice House tem cinco modelos para interruptores de luz (luz geral, cozinha, sala, suíte e sala de jantar) e cinco para tomadas (abajur, televisão, som, ar-condicionado e ventilador). Foi desenhado para não interferir na decoração de interiores. Discreto, lembra um interruptor ou tomada normal (foto), a não ser por um LED (tipo de luz) que acende quando acionado. O aparelho é fabricado em Curitiba pela empresa Canmer Comercial e chegou ao mercado após oito anos de desenvolvimento. A tecnologia é totalmente nacional. Informações: (41) 3077-4720 e www.voicehouse.com.br

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.