Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Incorporação

Você sabe como são escolhidos os nomes dos empreendimentos imobiliários?

Localização, características do projeto e público-alvo ao qual se destina estão entre os critérios adotados pelas empresas para batizar os imóveis

Ricardo Polizzi, gestor da MRV , diz que colaboradores também ajudam a escolher os nomes. | Aniele Nascimento/Gazeta do Povo
Ricardo Polizzi, gestor da MRV , diz que colaboradores também ajudam a escolher os nomes. (Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo)

Ao preencher um formulário ou ditar seu endereço, muitos moradores já devem ter se perguntado de onde surgiu o nome do prédio/condomínio onde vivem. A questão pode estar ainda mais presente na mente daqueles que, todas as vezes, precisam soletrar ípsilones e outros estrangeirismos que identificam sua moradia.

A escolha do nome, ao contrário do que pode parecer, não costuma se dar ao acaso e é mais complexa do que se imagina. Isso porque as inspirações para batizar um empreendimento podem ser muitas – uma cidade famosa, um sobrenome de prestígio ou uma característica marcante do projeto –, assim como os atributos que um bom nome deve conter.

Está procurando imóveis? Acesse o enkontra.com.

“O nome tem o papel de traduzir o posicionamento do produto, o público-alvo e a faixa de renda que se pretende atingir”, explica o publicitário e administrador Henrique Penteado, professor do MBA em Gestão de Negócios de Incorporação e Construção Imobiliária do Instituto Superior de Administração e Economia da Fundação Getúlio Vargas (Isae-FGV).

Mas, não é só isso. Ele também pode fazer referência aos diferenciais de inovação do empreendimento, aos tipos de plantas e à localização do imóvel. É o que ocorre, por exemplo, com o Ícaro Jardins do Graciosa, que está localizado em frente ao Graciosa Country Club e cujas unidades contam com jardins suspensos. Outro empreendimento que ilustra tais referências é o Studio Rebouças, que oferece apartamentos compactos no bairro de mesmo nome.

“Essa é a funcionalidade que o nome pode trazer, e ela não precisa estar explícita. Nomeando um empreendimento de Stradivarius [marca do melhor violino do mundo], a construtora estará posicionando-o para um público de alta renda, que tem a referência sobre a sofisticação deste nome”, exemplifica Penteado.

Ainda segundo o professor, quanto mais elevado o padrão do projeto, mais se buscam nomes requintados e em outros idiomas. A medida que ele tem menor valor agregado, a mensagem costuma estar mais ligada à funcionalidade.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.