
Ouça este conteúdo
A Gazeta do Povo lançou nesta sexta-feira (24) o "Em Foco", formato de conteúdo criado para facilitar o consumo das notícias essenciais do dia. Com o apoio da inteligência artificial, o projeto oferece sínteses diárias de economia, política e assuntos internacionais, que permitem ao leitor começar o dia atualizado, com a garantia de informação bem apurada.
Segundo Ewandro Schenkel, diretor de redação, a abordagem da Gazeta do Povo é de fortalecer o trabalho jornalístico, não de substituí-lo.
"Esta primeira iniciativa ilustra claramente essa diretriz. Diferentemente de outros veículos, não temos a intenção de substituir o trabalho jornalístico na produção de conteúdo, mas sim de fortalecê-lo, oferecendo novos formatos e ampliando o alcance da informação apurada com rigor", afirma.
Resumos qualificados das notícias principais
O "Em Foco" reaproveita e resume o conteúdo já publicado pela equipe de jornalistas. A ideia é garantir que o leitor não perca os pontos mais importantes da cobertura em áreas-chave.
Inicialmente, os resumos diários serão focados nas principais notícias de economia, política e assuntos internacionais. Assim, logo cedo, o leitor recebe um apanhado qualificado dos temas que estão ditando o noticiário.
Além dos resumos diários, o projeto prevê relatórios semanais sobre temas de grande relevância, como a guerra na Ucrânia, eleições e outros assuntos que demandam acompanhamento mais detalhado.
Como funciona a verificação por inteligência artificial
A Gazeta do Povo emprega a inteligência artificial de maneira rigorosa e complementar. A ferramenta tecnológica atua em duas frentes:
- Geração do resumo: A IA recebe a matéria original, produzida pelos jornalistas, e a transforma em um formato mais conciso, os resumos.
- Verificação do conteúdo: Após gerar o resumo, a IA é usada para validar e checar o próprio conteúdo criado. O sistema compara o material gerado com as fontes originais, buscando inconsistências ou erros factuais.
Se a IA identificar qualquer falha ou incoerência, o conteúdo é imediatamente encaminhado para revisão humana antes da publicação. Com isso, o jornal garante o aumento da velocidade de produção mantendo o padrão de rigor. Testes preliminares do modelo já resultaram em mais de 62 mil visualizações, mostrando o potencial do projeto.
Tecnologia para fortalecer o jornalismo
Para Ewandro Schenkel, o uso da tecnologia é um passo natural na evolução do jornal. "A Gazeta do Povo tem se dedicado, ao longo dos últimos anos, a um consistente processo de modernização, investindo em tecnologia com o objetivo de aprimorar ainda mais o conteúdo que publica há mais de um século. De forma criteriosa, estamos desenvolvendo iniciativas em inteligência artificial voltadas a agregar valor ao nosso noticiário."
De acordo com Jones Rossi, editor responsável pelo projeto, “a beleza do sistema que criamos está na sua confiabilidade: a IA não apenas resume, ela atua como uma ferramenta de contrachecagem poderosa. Ela valida o próprio resumo gerado contra o conteúdo original, garantindo que a informação seja mantida intacta e fiel ao trabalho do jornalista que a produziu. Isso nos permite ter a segurança de que o que o leitor recebe é confiável, verificável e de alta qualidade.”
Rossi também destaca o esforço da equipe de tecnologia envolvida na criação do projeto. “O trabalho incrível da nossa equipe de Tecnologia e de todas as áreas envolvidas garantiu não só a entrega deste projeto dentro do prazo, mas também que a arquitetura do sistema oferecesse a melhor qualidade possível. Estamos usando a IA para fortalecer o jornalismo — para sermos mais eficientes, sem jamais sacrificar a credibilidade que é o nosso maior ativo."
Com o "Em Foco", a Gazeta do Povo consolida seu compromisso com a qualidade da informação, utilizando a inteligência artificial como ferramenta para tornar o jornalismo mais acessível e confiável.



