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Professora Karine Alessandra dos Santos Simba – Campina Grande do Sul – PR; explora o campo de experiência da BNCC - O eu, o outro e o nós – com práticas significativas para o desenvolvimento das crianças

A Educação Socioemocional na Infância

(Foto: Freepik)

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O espaço formativo da Educação Infantil é muito rico, nesta etapa escolar as possibilidades de proporcionar vivências que explorem e valorizem as relações interpessoais são muito significativas para o desenvolvimento das crianças. Este trabalho foi realizado com muita qualidade pela professora Karine Alessandra dos Santos Simba, do Centro Municipal de Educação Infantil Lucia Rosenente Gueno Ferrarini – Campina Grande do Sul – PR.

Com base nos Campos de Experiência da Educação infantil, definidos pela BNCC (Base Nacional Comum Curricular), a prática A importância da Educação Socioemocional na Infância realizada com a turma do Infantil V, priorizou o campo O eu, o outro e o nós; área que objetiva desenvolver a identidade, autonomia e socialização das crianças, enfatizando o autoconhecimento, o respeito às diferenças, colaboração e convivência em grupo.

A professora Karine nos apresenta a seguinte reflexão sobre a relevância da prática: “Desde a infância, as crianças sofrem com ansiedades, frustrações, medos e enfrentamento de conflitos, muitas vezes não compreendidos. A inteligência emocional age nesse aspecto, desenvolvendo na criança a capacidade de identificar e lidar com seus próprios sentimentos e emoções diante dos conflitos que aparecem em todos os contextos e áreas de sua vida. Mais do que nunca, saber lidar com seus próprios sentimentos tornou-se obrigatório para um desenvolvimento saudável não apenas a longo prazo, mas ainda na infância.”

Figura 1 – Registros das crianças – Acervo pessoal da professora Karine Alessandra.

A prática contou com várias etapas, tendo como uma das áreas centrais o estímulo à leitura, com a utilização contínua da literatura infantil com mais de 40 títulos trabalhados ao longo do percurso, também citamos outros momentos relevantes do percurso:

  • Diário de emoções: Cada criança criou um diário das emoções, no qual registrou suas leituras, pensamentos, reflexões, cartas abertas e anotações de emoções dos pais e familiares.
  • Jardim da Calma: Ambiente favorável para equilibrar as emoções e proporcionar meios de equilíbrio emocional, com cheiros do cultivo de chás e temperos.
  • Prática de mindfulness: Momentos de relaxamento, yoga infantil, musicalização, jardinagem entre outras.
  •  Expressão entre pais e filhos: Cartas abertas ou áudios, declarando à criança seu valor na família.
  • Cápsula do tempo: Recurso para que no futuro as crianças retomem os registros e lembrem com carinho das memórias construídas neste momento.

Figura 2 – Jardim da Calma – Acervo pessoal da professora Karine Alessandra.

Um dos destaques centrais de fundamentação registrados pela professora, foi o material disponibilizado pelo projeto Ler e Pensar como o curso Habilidades Socioemocionais do Processo de Aprendizagem, que proporcionou reflexões, leituras e aprofundamento no tema. As dicas pedagógicas e demais formações e recursos disponibilizados pelo LeP ao longo do ano, também contribuíram significativamente na prática aplicada pela docente.

Para 2025 com certeza teremos práticas tão expressivas quanto esta, vamos transformar a sala de aula, venha para o Ler e Pensar!

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Ler e Pensar: https://www.lerepensar.com.br/inscricao/

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