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O tema do ano do Ler e Pensar (LeP) “O Mundo em Palavras: Leitura, Interculturalidade e Formação de Cidadãos Globais”; inspirou propostas como o “Clube de Letramento Literário e Corporeidade”, inclusive reconhecido pela Ação Premiada, na categoria Ensino Fundamental (Anos Finais), como uma prática inovadora que uniu literatura, criatividade e expressão corporal.
O trabalho foi desenvolvido pelo professor João Paulo Ferreira Machado, do Colégio Estadual do Campo Dr. Bento Munhoz da Rocha Netto, localizado em Ortigueira (PR). A ação envolveu estudantes dos 8º e 9º anos, que, por meio da leitura e da produção de mangás, puderam se expressar artisticamente e aprofundar a compreensão sobre os enredos e personagens das obras escolhidas.
O projeto nasceu da percepção de que a leitura vai além da decodificação, é uma forma de compreender o mundo e a si mesmo. O propósito era estimular a leitura, a produção textual e a expressão corporal, promovendo criatividade, pensamento crítico e interpretação. A justificativa partiu do interesse dos estudantes pelos mangás, que são histórias em quadrinhos de origem japonesa que unem arte e narrativa, permitindo-lhes criar lapbooks que representavam visualmente os personagens, cenários e mensagens das histórias. O resultado foi um conjunto de produções únicas, que expressam tanto o aprendizado quanto a sensibilidade de cada estudante.
Ao longo do processo, o professor João Paulo utilizou diversos materiais e recursos do Ler e Pensar, como as Dicas Pedagógicas, os materiais do tema do ano 2025, os conteúdos de Cidadania Digital, a curadoria literária do Leitores em Ação, o Ciclo de Lives 2025; as quais o docente destacou que ampliaram o repertório teórico e metodológico do trabalho.
O impacto da prática foi imediato, os estudantes se mostraram mais participativos, confiantes e engajados nas atividades. As apresentações dos lapbooks se transformaram em momentos de celebração da leitura e da criatividade, reforçando a importância da arte como ferramenta de aprendizagem e comunicação. O sucesso foi tão expressivo que o Clube de Letramento Literário e Corporeidade será ampliado para outras turmas, consolidando-se como uma ação permanente dentro da escola.
A proposta reafirma o compromisso do Ler e Pensar em fomentar o protagonismo docente e inspirar práticas que fazem da leitura um caminho para o desenvolvimento integral dos estudantes e para a formação de cidadãos críticos, criativos e conscientes do seu papel no mundo.
Parabenizamos o professor João Paulo Ferreira Machado pelo destaque nacional e pela premiação, reconhecimento que reflete sua sensibilidade e inovação na prática pedagógica. Seu trabalho evidencia o uso criativo dos conteúdos e recursos do Ler e Pensar, inspirando os estudantes a desenvolverem o pensamento crítico, a imaginação e o prazer pela leitura como caminho para o conhecimento e a cidadania.



