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As possibilidades de pesquisa e reflexão no Ensino Fundamental são infinitas, logo na primeira etapa, a curiosidade dos estudantes em torno da realidade social e do mundo do trabalho aparecem em suas identificações com profissões que desejam seguir, quando se tornarem adultos.
Nesta perspectiva, a professora Flávia Renata Chaves da Silva, da Escola Municipal - CEI Monteiro Lobato, de Curitiba – PR, desenvolveu com sua turma do 3º ano do Ensino Fundamental a prática Mundo das Profissões que obteve menção honrosa do Ler e Pensar em 2024. O objetivo era ampliar o conhecimento sobre o mundo do trabalho, apresentando aos estudantes diversas profissões, suas funções e importância na sociedade. Uma das reflexões apresentadas pela docente foi que “Trabalhar sobre as profissões auxiliou no desenvolvimento da cidadania, ao mostrar aos estudantes que o trabalho não é apenas uma fonte de renda, mas uma forma de contribuir para o bem comum.”
A proposta se destacou pelo potencial da utilização da Gazeta do Povo (benefício gratuito ofertado aos professores inscritos no Ler e Pensar) na prática pedagógica, pois após os diálogos ativos com a turma sobre a profissão dos pais e familiares, a professora apresentou e explorou material exclusivo da Gazeta sobre profissões, instigando a turma sobre características, atuação e possibilidades.
A prática seguiu com as etapas:
- Utilização da live sobre Inteligência Artificial na Educação, realizada pelo Ler e Pensar, buscando aproximações conceituais para o planejamento e formação da professora;
- Pesquisa por parte dos estudantes sobre a profissão que possuíam interesse, com apoio de ficha com perguntas guiadas, como por exemplo: O que faz um bombeiro? Onde ele trabalha? O que ele usa para trabalhar? – esta etapa foi constantemente apoiada em rodas de conversa que permitiram a troca de informações, curiosidades e descobertas;
- Utilização de aplicativo de Inteligência Artificial para “transformá-los” na profissão escolhida, o grupo ficou bastante curioso e somente ao final puderam ver o resultado que foi registrado num álbum da turma;
- Apresentação e entrega em reunião de pais do retrato das crianças com suas futuras profissões; foi possível observar a emoção dos familiares e responsáveis, com relatos de que nunca haviam perguntado às crianças sobre seus sonhos profissionais, ou ainda que são consumidos pela correria e uso excessivo de celulares em casa, o que os afasta de conhecerem melhor seus filhos.
A professora Flávia, reforçou que ao longo de toda a prática, além da Gazeta do Povo e da live sobre Inteligência Artificial (benefícios gratuitos do projeto Ler e Pensar - LeP), também pode contar com os cursos da plataforma EaD com certificação, Dicas Pedagógicas, Material de Cidadania Digital; que também são ofertados aos professores que se inscrevem no LeP.
E você, quer participar do Ler e Pensar 2025 e ter acesso a todos estes benefícios? Quer transformar a sua sala de aula e ainda ter a oportunidade de ser premiado e reconhecido? Venha, conosco!
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Vamos juntos escrever novas histórias!





