Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Prática vencedora da Ação Premiada do LeP na categoria Ensino Médio, destaca o protagonismo juvenil no trabalho com o jornal e crônicas.

Crônicas criativas a partir de notícias do jornal

Ouça este conteúdo

O tema do ano do projeto Ler e Pensar (LeP): “O Mundo em Palavras: Leitura, Interculturalidade e Formação de Cidadãos Globais”, estimulou práticas pedagógicas inspiradoras! Com foco na leitura crítica e autoria, a professora Ana Maria Calixto, do Colégio Estadual Presidente Kennedy, de Ponta Grossa (PR), foi destaque com a prática “Crônicas criativas a partir de notícias do jornal”, vencedora na Ação Premiada Ler e Pensar 2025, na categoria Ensino Médio.

A professora Ana Maria, que atua com as turmas da 2º série A e B do Ensino Médio, desenvolveu o projeto com o objetivo de aproximar o jornalismo da literatura, levando os estudantes a transformarem notícias reais em crônicas criativas. Inserida em um contexto de constante fluxo de informações, a docente percebeu a necessidade de promover a leitura crítica e a escrita autoral, incentivando os estudantes a refletirem sobre os fatos com sensibilidade, profundidade e criatividade.

A prática nasceu da percepção de que os jovens, muitas vezes, recebem uma avalanche de informações sem tempo para analisá-las ou se posicionar. Assim, ao transformar notícias em crônicas, os estudantes foram convidados a recriar os fatos de maneira reflexiva, humorística, poética ou fantástica. O objetivo principal foi formar leitores e autores capazes de interpretar e recontar o mundo com sua própria voz, estimulando o protagonismo juvenil.

Durante o processo, a professora fez uso de recursos do Ler e Pensar, como o Leitores em Ação e o Ciclo de Lives 2025, que trouxeram reflexões inspiradoras e ampliaram o repertório de ideias. Esses materiais contribuíram diretamente para o sucesso do projeto, fortalecendo o trabalho com leitura, escrita e interpretação e ajudando os estudantes a perceber o potencial criativo por trás das palavras. O impacto foi visível: Os estudantes passaram a enxergar o jornal não apenas como um veículo de informação, mas como uma fonte de inspiração literária. O LeP mostrou-se essencial nessa jornada, oferecendo ferramentas e conteúdos que potencializaram o trabalho docente e incentivam práticas inovadoras em sala de aula.

Como resultado, a turma produziu dois livros digitais no “Canva”, reunindo as melhores crônicas criadas ao longo do projeto. Cada texto refletiu um olhar único sobre o cotidiano, e revelou o poder transformador da escrita na formação de jovens autores. O engajamento dos estudantes e a qualidade das produções evidenciam o alcance pedagógico e artístico da proposta.

Parabenizamos a professora Ana Maria Calixto pelo destaque e pela premiação, resultado de uma prática pedagógica que valoriza a autoria estudantil, o pensamento crítico e a leitura do mundo. Sua iniciativa exemplifica o poder transformador da educação mediada pela leitura, essência do Ler e Pensar, que há mais de duas décadas inspira professores e estudantes a construírem conhecimento por meio das palavras.

- créditos da foto - Raphael Marcondes/NREPGO

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.