Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Como treino, leitura e constância podem transformar a redação no ENEM

Do rascunho à nota mil

Young muslim student in class (Foto: @rawpixel.com | Freepik)

Ouça este conteúdo

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é muito mais do que uma prova, milhões de estudantes enxergam nessa oportunidade a chance de transformar o próprio futuro, seja por meio de uma vaga na universidade, bolsas de estudo ou acesso a programas como Sisu, Prouni e Fies.

Mas, diante de tantos sonhos em jogo, uma pergunta se impõe: como se preparar, de fato, para alcançar uma boa nota na redação?

Treinar redações é tão importante quanto estudar gramática 

A redação do ENEM não avalia apenas a capacidade de escrever bem, e regras gramaticais, mas revela o quanto o estudante está preparado para organizar ideias, argumentar com clareza e refletir criticamente sobre temas atuais. Esse preparo, no entanto, não acontece de forma espontânea, ele é fruto de um processo que exige treino constante, leitura diversificada e disposição para aprender com os próprios erros. Entre rascunhos e reescritas, muitos alunos descobrem como é importante construir, com consistência, uma escrita consciente, crítica, transformadora e que proponha soluções criativas para problemas reais da sociedade.

O Enem avalia competências e habilidades dos três anos do Ensino Médio e exige do estudante não apenas domínio teórico, mas também resistência física e emocional. Por isso, iniciar os estudos com antecedência faz toda a diferença: permite revisar com calma os temas mais complexos, organizar o tempo, intercalar teoria e prática, além de reservar momentos de descanso, que são fundamentais para o equilíbrio e o bom desempenho.

Estratégias que fazem a diferença

Entender o que se espera de um texto de qualidade é fundamental. Por isso, o planejamento textual precisa estar bem definido, com argumentos organizados de forma lógica e progressiva. Coerência e coesão, muitas vezes negligenciadas, são decisivas para garantir que o leitor compreenda o raciocínio desenvolvido.

Boas práticas adotadas pelo Sesi Paraná têm se mostrado significativas para potencializar, de forma efetiva, a preparação dos estudantes. Um exemplo é o uso da plataforma digital voltada à produção textual, a Redação Nota 1000. Por meio dela, os alunos podem exercitar a escrita da redação no modelo do ENEM, explorar diversos temas atuais e trabalhar com diferentes gêneros textuais. Na plataforma, os estudantes têm acesso a correções detalhadas e personalizadas de seus textos, permitindo que identifiquem continuamente oportunidades de melhoria.

O uso destes recursos reforça o que estudos e relatos de estudantes que se destacaram na redação do Enem evidenciam: a preparação antecipada é um dos principais diferenciais para o sucesso. Segundo dados divulgados pelo MEC e pelo Inep, em 2024, a média nacional da redação foi de 660 pontos, e apenas 12 participantes, oriundos de dez estados diferentes, alcançaram a nota máxima: 1000.

Entre os fatores em comum desses estudantes, destaca-se a prática constante de redações semanais, acompanhadas de devolutivas qualificadas. Essa rotina de escrita, aliada ao acompanhamento pedagógico, não só aprimora as habilidades argumentativas e linguísticas, como também contribui para o desenvolvimento da autoconfiança e do controle emocional, aspectos fundamentais para um bom desempenho na prova.

Os dados evidenciam que um preparo estruturado e iniciado com antecedência é um investimento certeiro para quem deseja conquistar resultados expressivos.

Artigo escrito por Josiane de Oliveira Rodrigues – Analista de Projetos Educacionais no Sistema Fiep – SESI Paraná.
Licenciada em Letras, pós-graduada em Gestão Inovadora da Educação e em formação na área de Educação Inclusiva.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.