• Carregando...
Gazeta do Povo ajuda a levar o Outubro Rosa para dentro da sala de aula
| Foto: Imagem de InaPlavans em Freepik

No mês de outubro a mídia costuma voltar os holofotes para a campanha Outubro Rosa, que incentiva a prevenção contra o câncer de mama e dá visibilidade aos pacientes que lutam contra a doença. Já nas escolas, o foco costuma ser o Dia das Crianças (12/10), já que muitos educadores não sabem como trazer o tema da saúde feminina para a sala de aula.

Mas este ano a professora Eliana Alves, do Ler e Pensar, aceitou o desafio e deu início a uma prática pedagógica inovadora!  O projeto "Mais que mês das crianças, outubro é o mês do cuidado rosa" foi colocado em prática na Escola Municipal Romão Paul, em Mallet-PR, e proporcionou uma experiência educativa marcante aos alunos do Ensino Fundamental I. A prática teve como objetivo sensibilizar não apenas os pequenos, mas toda a comunidade escolar sobre a importância da prevenção do câncer de mama e de colo do útero.

A iniciativa teve início com a leitura da reportagem "Outubro rosa: prevenção e ajuda a instituições são foco de ações em Curitiba", publicada na Gazeta do Povo. Em uma roda de conversa, os alunos discutiram sobre o Outubro Rosa e os receios que algumas mulheres têm em realizar exames preventivos, compartilhando dúvidas e experiências pessoais. Essas conversas estenderam-se para casa, levando os estudantes a falarem com suas mães sobre a importância da prevenção.

A mobilização dos alunos da professora Eliana levou a criação do "Dia do Rosa" na escola. Cartazes foram confeccionados para divulgar a data especial, lacinhos de EVA foram preparados para distribuir a todos os participantes, e textos sobre o tema foram produzidos pelos estudantes.

Com o apoio da direção e auxiliar pedagógica da escola, o "Dia do Rosa" aconteceu em uma quinta-feira, dia 19 de outubro de 2023. Para marcar a data de uma forma lúdica, todos na escola, incluindo alunos, professores e funcionários, vestiram algo na cor rosa. A enfermeira da unidade de saúde local ministrou uma palestra abordando o tema da saúde feminina e enfatizando a importância da vacina HPV. Três alunos foram selecionados para ler seus textos para os colegas e depoimentos de seis mães da turma foram compartilhados, incluindo o relato de uma mãe que descobriu o câncer durante uma campanha do Outubro Rosa.

A matéria da Gazeta do Povo e vídeos do YouTube sobre o tema foram essenciais para que a professora Eliana conseguisse iniciar a discussão sobre o tema, o que mostra como o uso pedagógico da mídia pode enriquecer o aprendizado nos mais diferentes contextos, proporcionando uma compreensão mais ampla de qualquer tema. A participação ativa dos alunos na divulgação do projeto nas redes sociais, que contribuiu para que a comunidade externa também fosse sensibilizada, também é um exemplo de como é possível colocar os estudantes no papel de protagonistas do próprio percurso educacional utilizando as mídias.

E o impacto da prática da professora foi muito além dos muros da escola. Mães e funcionárias manifestaram o desejo de realizar exames preventivos, evidenciando a eficácia do projeto na conscientização. A professora Eliana Alves destaca como os depoimentos das mães foram emocionantes e ajudaram as crianças, que geralmente são poupadas desses assuntos no núcleo familiar, a compreenderem melhor a importância da prevenção:

“Além da palestra da enfermeira, elas se comoveram muito com o depoimento das mães, né? Teve essa mãe que contou que ela teve o câncer e nem a filha sabia. A mãe teve câncer do colo do útero, mas não contou a criança, a aluna só descobriu quando a mãe fez o depoimento.”

Por sua iniciativa inovadora, a professora Eliana Alves recebeu menção honrosa na premiação Professor do Ano do Ler e Pensar 2023!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]