
Ouça este conteúdo
Com o tema “O Mundo em Palavras: Leitura, Interculturalidade e Formação de Cidadãos Globais”, o Ler e Pensar 2025 inspirou professores de todo o Brasil a desenvolver práticas que conectam leitura, diversidade e cidadania. Entre as ações premiadas, destacou-se a prática “Janelas para o Mundo: O baú das culturas”, vencedora na categoria Educação Infantil, que encantou pela forma sensível e criativa com que promoveu o hábito da leitura e o reconhecimento da diversidade cultural.
A ação foi desenvolvida pela professora Tamiris Dynczuki Ribeiro Bueno, da Escola Municipal Monteiro Lobato, em Santo Antônio da Platina (PR), com a turma do Infantil 5 “A”. Em um ambiente repleto de curiosidade e imaginação, a docente buscou transformar cada leitura em uma janela aberta para o conhecimento e para novas formas de convivência, envolvendo alunos , famílias e a comunidade escolar.

Professora Tamiris Dynczuki Ribeiro Bueno - Escola Municipal Monteiro Lobato, em Santo Antônio da Platina (PR)
Com o objetivo de promover o hábito da leitura e valorizar a diversidade cultural, o projeto nasceu do desejo de formar desde cedo leitores críticos e cidadãos globais. A professora Tamiris justificou sua proposta destacando a importância de aproximar as crianças de diferentes realidades e tradições, estimulando atitudes de respeito, cooperação e sensibilidade frente às diferenças.
Inspirada em diversas atividades do Ler e Pensar, a professora planejou propostas de rodas de leitura, confecção de materiais, dramatizações e produções artísticas a partir de livros infantis. A prática também contou com ações que envolveram as famílias, como a maleta viajante e a história no cabide, fortalecendo os vínculos entre a escola e o lar, tornando a leitura parte da rotina de todos.
Os resultados foram expressivos: As crianças desenvolveram o gosto pela leitura, ampliaram o repertório cultural, aprimoraram a expressão oral e fortaleceram valores como respeito, empatia e colaboração. Além disso, a integração entre escola e família se consolidou como um dos maiores ganhos do projeto.
Para a professora Tamiris, participar do Ler e Pensar reforçou a importância de iniciativas que unem leitura, sensibilidade e cidadania. ”O projeto nos mostra que ler é também um ato de conhecer e acolher o outro”, destacou.
Ao longo da prática, a educadora utilizou diversos recursos do Ler e Pensar, como as reportagens da Gazeta do Povo, as Dicas Pedagógicas, os cursos EaD, os materiais de Cidadania Digital, o Leitores em Ação e os materiais do tema do ano de 2025. Essas ferramentas fortaleceram o planejamento pedagógico e ajudaram a tornar as aulas mais significativas e conectadas com o cotidiano dos alunos.
Parabenizamos a professora Tamiris pela premiação e destaque nacional, bem como a qualidade pedagógica em utilizar diversos conteúdos, materiais e recursos do Ler e Pensar em todo o seu percurso pedagógico, evidenciando uma rica mobilização em prol da leitura!



