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Educadores acompanharam uma apresentação sobre a educação na Era Digital” | Divulgação
Educadores acompanharam uma apresentação sobre a educação na Era Digital”| Foto: Divulgação

O Instituto GRPCOM lançou na primeira semana de junho uma estratégia para estabelecer uma relação ainda mais próxima com aqueles que aderiram ao novo projeto Ler e Pensar: a Casa Aberta. O evento é um espaço de discussão sobre ensino, aprendizagem, era digital, desafios da docência no século XXI e, claro, sobre o uso do jornal digital em sala de aula.

Em sua primeira edição, realizada no último dia 6 no auditório da RPC, em Curitiba, a Casa Aberta do Ler e Pensar reuniu professores e membros de equipes pedagógicas de escolas e da Secretaria Municipal de Curitiba. Além de estreitar os laços com o público atendido pelo projeto, o evento possibilitou esclarecer as mudanças ocorridas na Gazeta do Povo, com a transição do impresso para o digital; e as novidades do Ler e Pensar, como as sugestões de atividades que agora são feitas diariamente pela equipe do projeto nos comentários das notícias e que podem ser visualizadas na página do perfil do LeP na Gazeta e no site do Instituto GRPCOM.

A equipe pedagógica do Instituto GRPCOM e os professores também conversaram sobre as formas de ensinar e aprender no século XXI e trocaram experiências de docência em sala de aula no desenvolvimento da metodologia de Educomunicação oferecida pelo projeto Ler e Pensar: a educação com a mídia, pela mídia e para a mídia. Mas foi o momento de trocas, recheado de descobertas e histórias de dedicação e comprometimento com a educação, o ponto alto do encontro.

A professora Rita de Cássia Morvan, por exemplo, contou que está mobilizando toda a comunidade da Escola Municipal John Kennedy, em Colombo, para a construção de uma biblioteca. Segundo ela, este é um desejo antigo da diretora da escola e seria de extrema importância para a realidade dos estudantes. Rita está buscando parceiros para essa iniciativa e já tem um espaço especial reservado para a última edição do jornal impresso da Gazeta do Povo, que “já entrou para a história” nas palavras da própria docente.

Já a professora Flavia Silva, da Escola Municipal CEI do Expedicionário, do bairro Novo Mundo, em Curitiba, relatou uma experiência incrível com alfabetização em lousa digital utilizando matérias da Gazeta do Povo como texto didático. “As lousas digitais estavam guardadas na escola, ninguém usava, então decidi trabalhar com a minha turma nesta plataforma, embasada pelas matérias da Gazeta. A prática deu tão certo que alunos que passaram o ano todo com dificuldade na leitura e escrita evoluíram muito em poucos meses”, garantiu.

Serviço

A Casa Aberta do Ler e Pensar acontecerá mensalmente, sempre na primeira quinzena do mês, mas em dias e horários alternados, de forma a facilitar a participação de todos os professores que tiverem interesse. Para participar, o professor precisa estar inscrito no projeto Ler e Pensar – os convites serão feitos sempre por e-mail. Mais informações: lerepensar@grpcom.com.br.

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