Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Professora da Escola Municipal Nivaldo Braga – Curitiba PR, trabalha as emoções e promove a empatia, acolhida e diálogo.

Vida em Cores

jcomp | Freepik (Foto: )

Ouça este conteúdo

As evidências de qualidade das práticas pedagógicas consolidadas no projeto Ler e Pensar 2024, continuam nos emocionando! Discorremos agora sobre o brilhante trabalho realizado pela professora Janisse Mendes Cordova, da Escola Municipal Nivaldo Braga – Curitiba PR, em uma turma de Educação Especial. O objetivo da prática era promover o desenvolvimento da Inteligência Emocional entre os estudantes proporcionando um ambiente escolar mais saudável e colaborativo, bem como a melhoria acadêmica e pessoal de cada um dos participantes.

Figura 1 – Práticas do projeto realizados pela professora Janisse. Acervo pessoal da professora.

A professora ressalta que “Os desafios enfrentados pelo professor da educação especial...vão além de modelos de práticas igualitárias consideradas efetivas em espaços de ensino regular. Dentro desse espaço, deve-se pensar na mudança quanto às estratégias de ensino e associá-las aos conteúdos de forma significativa, interativa e lúdica.” Isso fica claro ao longo da prática Vida em Cores, desenvolvida em várias etapas, as quais destacamos:

  • Contação de histórias;
  • Roda de conversa sobre sentimentos;
  • Pesquisa sobre emojis e seus significados;
  • Atividade de autoconhecimento: “Como você fica quando”
  • Utilização dos filmes: Divertida Mente 1 e 2;
  • Roda de conversa sobre os filmes e sequências didáticas relacionando os conteúdos dos componentes curriculares;
  • Painel com as emoções dos filmes, para que os estudantes assinalassem suas emoções diariamente;
  • Assembleias com temáticas trazidas pelos estudantes;
  • Construção do calendário das emoções;
  • Notícias da Gazeta do Povo sobre o tema sentimentos e emoções;

Um dos destaques que indicam a prática indo além da sala de aula, foi demostrado com a ação “Acolhedores das Emoções”, em que os estudantes passaram a mediar os conflitos com a utilização de frases reflexivas relacionadas a respeito, gentileza, empatia e acolhimento.

Figura 2 - Estudantes atuando como Acolhedores de Emoções – Acervo pessoal da professora Janisse.

Os resultados da aplicação do projeto evidenciaram estudantes mais conscientes sobre seus sentimentos, conseguindo lidar melhor com as emoções que os influenciam diariamente; também desenvolveram a autocrítica, analisando seus próprios comportamentos e se posicionando como indivíduos capazes de fazer suas próprias escolhas e se responsabilizarem por elas. Outra mudança explícita, refere-se ao fato de estarem mais empáticos e abertos ao diálogo, para superar os desafios do dia a dia.

A professora Janisse, destacou que o Projeto Ler e Pensar foi fundamental para planejar e aplicar sua prática, pois os cursos EaD, as dicas pedagógicas, textos da Gazeta do Povo e demais materiais contribuíriam muito para o atingimento de resultados tão expressivos.

 Acreditando no potencial da Educação, o Ler e Pensar te convida a participar conosco em 2025, planejando e aplicando práticas transformadoras! Acesse a nossa página, se aproxime do tema deste ano: O Mundo em Palavras: Leitura, Interculturalidade e Formação de Cidadão Globais; e seja você o próximo professor, professora a ecoar resultados para além da sala de aula!  

Faça sua inscrição, vamos juntos escrever novas histórias!

Ler e Pensar: https://www.lerepensar.com.br/inscricao/

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.