• Carregando...
Policiais combatendo manifestantes que estavam bloqueando vias em Buenos Aires
Policiais combatendo manifestantes que estavam bloqueando vias em Buenos Aires| Foto: EFE/ Juan Ignacio Roncoroni

Autoridades argentinas tiveram que acionar nesta quarta-feira (10) o protocolo “anti-piquete”, promovido pelo governo de Javier Milei, em resposta a uma manifestação organizada por duas centrais sindicais que tentaram obstruir as ruas de Buenos Aires, a capital argentina.

O protesto, iniciado pela manhã em frente ao antigo Ministério do Desenvolvimento Social, culminou em tensão e confronto quando a polícia, acionada pelo protocolo, decidiu intervir para desobstruir uma das vias ocupadas. O confronto resultou na detenção de 11 manifestantes.

O protesto fazia parte da chamada “jornada nacional de luta”, e foi convocado pelo Sindicato dos Trabalhadores da Economia Popular (UTEP) e pela Unidade Piqueteira, que fazem oposição às políticas propostas pelo governo de Milei. Os manifestantes haviam interrompido completamente o trânsito em uma das vias de Buenos Aires quando a polícia resolveu intervir.

A Polícia da Cidade de Buenos Aires, seguindo o protocolo, avançou sobre os militantes e ativistas que bloqueavam a via, utilizando caminhões hidrantes, gás lacrimogêneo e balas de borracha para dispersar a multidão.

Após aproximadamente meia hora de confronto, a situação foi controlada e o trânsito na região normalizado. As autoridades de Buenos Aires reforçaram a segurança no edifício onde está localizado o Ministério da Economia, antecipando possíveis movimentos dos manifestantes para o local.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]