• Carregando...
O Comissário Europeu responsável pela Agricultura Janusz Wojciechowski e o Ministro da Agricultura, Pescas e Alimentação da Espanha, Luis Planas, antes do Conselho Agricultura e Pescas em Bruxelas, Bélgica, 21 de fevereiro de 2022.
O Comissário Europeu responsável pela Agricultura Janusz Wojciechowski e o Ministro da Agricultura, Pescas e Alimentação da Espanha, Luis Planas, antes do Conselho Agricultura e Pescas em Bruxelas, Bélgica, 21 de fevereiro de 2022.| Foto: EFE/EPA/STEPHANIE LECOCQ

O comissário europeu para a Agricultura, Janusz Wojciechowski, anunciou nesta quinta-feira (17) que a guerra na Ucrânia "vai mudar a abordagem ao futuro da agricultura".

Durante a Comissão de Agricultura do Parlamento Europeu focada no impacto no setor agrícola, causado pela invasão russa na Ucrânia, ele pediu colaboração dos países na aplicação de políticas que garantam a segurança alimentar.

O comissário recordou ainda que, perante a crise, a União Europeia está trabalhando em medidas como a intervenção no mercado do setor suinícola, a utilização da reserva de crise, auxílios estatais e a possibilidade de cultivo em terras de pousio.

"Temos que implementar uma política que garanta a segurança alimentar de todos os cidadãos da União Europeia e em todo o mundo", disse o político polonês.

Antes da invasão militar russa, a Ucrânia era um importante fornecedor de cereais e oleaginosas, como girassóis. Alguns dos produtos agrícolas importados da ex-república soviética são essenciais para alimentar o gado na Europa e em diversos continentes.

Wojciechowski reiterou que a agricultura sustentável e a redução da dependência das importações fazem parte das estratégias. “Propomos também cofinanciar mais 1,5 bilhão de euros, tudo isso através da reserva de crise”, disse ele.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]