Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Integração

A Igreja chama os jovens para Colônia

Cidade alemã será sede da 20.ª Jornada Mundial da Juventude

Curitiba – A cidade alemã de Colônia vai se transformar no cenário do encontro de 1 milhão de jovens católicos do mundo todo entre 15 e 21 de agosto. Ali, será realizada a 20.ª edição da Jornada Mundial da Juventude, uma idéia lançada pelo Papa João Paulo II em 1984, que queria estar sempre próximo do que chamava de futuro da Igreja. Este ano, pela primeira vez, o encontro será conduzido pelo Papa Bento XVI, eleito em abril. Bento XVI, um alemão da Baviera, tem a missão de motivar os jovens para que continuem desenvolvendo seu trabalho pastoral nas paróquias de origem, como sal da Terra.

Estima-se que cerca de 800 brasileiros vão participar da Jornada, entre eles dezenas de curitibanos. Dez destes viajarão a convite da diocese alemã de Münster. Frei Jaime Spenjler, da Paróquia Bom Jesus, diz que os jovens foram escolhidos por suas boas atuações em toda a região metropolitana. É o caso de Claiton Pinto de Sá Ribas, 24 anos. Formando jovens católicos na Pastoral da Juventude, ele recebeu o convite de um conselho de padres que reconhecem o trabalho desenvolvido na Igreja. Para Claiton, a Jornada é um momento de reflexão sobre a participação dos jovens na Igreja. "Todos os dias penso nos que deixaram a Igreja e nos que nem sequer chegaram a participar e estão sem orientação".

Outro selecionado é o estudante de Relações Internacionais, Diego José Martinez Díaz, 19 anos, que toca e canta na Igreja Bom Jesus. Vindo de uma família de tradição religiosa – o tio é o arcebispo de Buenos Aires, Joaquín Sol –, Diego considera o convite para a Jornada um presente. "Ninguém do grupo teria condições de bancar a viagem. Todos estão felizes pela oportunidade, pois a responsabilidade de levar a Igreja adiante é dos jovens." Diego quer ver como pessoas de diferentes nacionalidades praticam sua fé. Quem também está ansioso para a jornada é José Henrique Zandoná, de 25 anos, que em criança sonhava ser padre. Ele conta que a sua fé ficou mais firme depois de sofrer um acidente de moto. "Quando tive de enfrentar problemas pessoais, minha percepção mudou."

Andréa Sperandio, 34 anos, é a mais experiente do grupo e foi escolhida por sua participação atuante no Núcleo de Ação Comunitária da Pastoral do Colégio Bom Jesus. "Poderei transmitir minha experiência de mais de dez anos como agente pastoral", planeja.

O estudante de Jornalismo Jônatas Dias Lima, 21 anos, espera encontrar uma multidão de jovens que tem a mesma fé e assim revitalizar suas forças para o trabalho na Pastoral da Juventude e na Paróquia São José, no Capão Raso, região sul de Curitiba. "Me dedico a isso há sete anos e vejo o convite como um reconhecimento pela minha atuação."

Sorte

Se os jovens patrocinados pela diocese de Münster se consideram premiados, Milene Cunha, de 18 anos, que batalhou durante dois anos pela viagem, também diz ter contado com a sorte. Ela e as outras 14 garotas do grupo Juventude Feminina do Santuário de Shoenstatt, no Campo Comprido, em Curitiba, passaram meses vendendo trufas para arrecadar fundos suficientes para a viagem de uma delas. Milene, que está no grupo há três anos, foi a sorteada. "Fiquei muito feliz. É o resultado de um empenho coletivo e a expectativa agora é grande." Milene conta que cerca de 70 jovens representarão o Movimento Shoenstatt do Brasil em Colônia.

Por conta própria

Letícia Maeswki, de 22 anos, da Juventude Missionária, abriu mão da festa de formatura em Arquitetura para poder viajar. "São cerca de US$ 1.400. Tive o apoio de algumas paróquias e também a ajuda do meu pai", diz ela, que sairá do Brasil pela primeira vez. "O jovem precisa descobrir que um mundo sem Deus não representa nada."

Letícia, que atua também no grupo de jovens da Paróquia Nossa Senhora das Dores, no bairro Bigorrilho, tem expectativas bem definidas em relação ao encontro. "Na volta, pretendo falar da experiência em várias comunidades e ser uma chama para que outros jovens tenham mais fé", planeja.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.