Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Eleições

Acaba campanha no Peru, pesquisas dão vitória a nacionalista

Milhares de peruanos com roupas brilhantes marcharam para marcar o fim formal da campanha eleitoral no país nesta quinta-feira, enquanto as pesquisas apontavam que o nacionalista Ollanta Humala seguia à frente na corrida presidencial, embora seja pouco provável que ele consiga evitar um segundo turno.

Em Arequipa, no sul do país onde o apoio a Humala é maior, a Plaza de Armas, no centro da cidade, estava lotada de simpatizantes do ex-comandante militar aposentado.

Bandas tocavam e pessoas discursavam exortando a multidão a dar uma grande vitória a Humala nas eleições de domingo, que evite um segundo turno.

"O primeiro turno, o primeiro turno!", gritavam os simpatizantes, muitos deles vestidos com uma camisa vermelha com a inscrição "Por amor ao Peru", parecidas com as usadas na campanha de Humala.

A candidata de centro-direita, Lourdes Flores, favorita dos empresários, e o esquerdista e ex-presidente Alan Garcia, encerraram suas campanhas na capital Lima, para onde a polícia enviará mais de 7.000 homens para manter a ordem.

A lei peruana determinou que quinta-feira foi o último dia de campanha antes das eleições.

Institutos de pesquisa apontaram, na quinta-feira, que Humala segue liderando as intenções de voto, mas está abaixo dos 50% necessários para evitar o segundo turno.

Alfredo Torres, diretor do Apoyo, considerado o instituto de pesquisa mais confiável do Peru, disse que os números exatos devem estar prontos no sábado, mas a pesquisa mais recente mostrou uma tendência semelhante com o levantamento anterior do Apoyo, em que Humala tinha 31%, Flores 26% e Garcia 23%. Torres sugeriu que Garcia poderia aparecer à frente de Flores.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.