• Carregando...
china repressão
Em Pequim, mulher passa ao lado de um cartaz com um slogan do Partido Comunista pedindo às pessoas que “sigam o partido para sempre”| Foto: GREG BAKER / AFP

O professor universitário Xu Zhangrun, conhecido crítico do presidente chinês Xi Jinping, foi detido nesta segunda-feira (6), em Pequim, na China. Amigos de Xu informaram anonimamente à imprensa que ele foi tirado de sua casa por mais de 20 agentes de segurança no início da manhã. O computador do professor e outros itens pessoais também foram apreendidos.

Wang Bin, colega de Xu, informou que contatos foram feitos com a família do professor, indicando que ele estaria sob custódia do Estado. Segundo o relato do amigo, policiais disseram à esposa de Xu que ele teria contratado prostitutas quando visitou a cidade de Chengdu, no sudoeste da província de Sichuan. Wang disse que Xu esteve na cidade com vários amigos e estudantes no último verão do hemisfério norte.

"Solicitar prostitutas é um método de estigmatizar", disse Wang, segundo o jornal South China Morning Post. "Sei que eles estavam se preparando para levar Xu desde que ele publicou os artigos [contra as autoridades em Pequim]".

Em 2019, Xu foi suspenso da Universidade Tsinghua, onde lecionava, depois de ter publicado um artigo criticando a decisão do governo central de acabar com o limite de dois mandatos presidenciais. Em fevereiro deste ano, publicou outro artigo sobre a resposta das autoridades chinesas à pandemia de Covid-19, levando as autoridades a cortarem seu acesso à internet e redes sociais. Recentemente, em um novo texto, o professor universitário afirmou que o Partido Comunista demonstra uma "estética fascista" ao demolir a vila de um artista nos arredores de Pequim.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]