Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Pesquisa

Ações terroristas triplicam em 5 anos

Berlim – O número de atentados terroristas triplicou nos últimos cinco anos, mas apenas uma minoria foi motivada pelo fanatismo religioso, e o principal foco de ataques não é o Oriente Médio, e sim a Ásia, segundo um relatório publicado pela Fundação Bertelsmann.

Nos últimos cinco anos, o número de ataques subiu de 700 para 2 mil ao ano. As vítimas – entre mortos e feridos – chegaram a 13 mil, contra 4 mil em 2001.

Apenas 26% dos ataques podem ser atribuídos a grupos religiosos e, particularmente, a fundamentalistas islâmicos. A maioria – 36% – é cometida por movimentos nacionalistas e separatistas.

Também não se confirma a teoria de que o Oriente Médio é o centro da violência terrorista, pois, segundo o estudo, a maioria dos atentados ocorre na Ásia, onde o número de conflitos é três vezes maior que na outra região.

O estudo aponta que 80% dos atentados ocorrem devido aos conflitos entre a Rússia e a Chechênia, no triângulo Índia-Caxemira-Paquistão, nas Filipinas, na Indonésia, no Iraque e na Colômbia.

"Apesar de nossa percepção da ameaça ser outra, devido aos atentados de Nova Iorque, Londres e Madri, a violência política geralmente ocorre onde é gerada, devido a injustiças sociais ou marginalização de grupos discriminados", afirmou o autor do estudo, Aurel Croissant, da Universidade de Heidelberg (Alemanha).

Segundo Croissant, "a causa principal da violência política não é, portanto, o fundamentalismo religioso, mas a pobreza, a segregação étnica, a fraqueza de um Estado, assim como a intervenção externa".

Sua conclusão é que, para melhorar a segurança mundial, o primordial é implantar políticas de desenvolvimento que dêem prioridade à luta contra a pobreza e ao fomento da democracia.

O estudo, intitulado "Violência e Extremismo", faz parte do Índice de Transformação 2006, um relatório elaborado regularmente pela Fundação Bertelsmann que analisa 119 países.

Você pode se interessar

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.