• Carregando...
Imigrante centro-americano segura bandeira americana na fronteira entre os Estados Unidos e o México | PEDRO PARDO/AFP
Imigrante centro-americano segura bandeira americana na fronteira entre os Estados Unidos e o México| Foto: PEDRO PARDO/AFP

O governo Trump ganhou o apoio do governo mexicano em um plano para remodelar a política de fronteira dos EUA, exigindo que os solicitantes de asilo esperem no México enquanto seus pedidos tramitam nos tribunais dos EUA, segundo funcionários mexicanos e altos membros da equipe de transição do presidente eleito Andrés Manuel López Obrador

O acordo romperia com as regras de asilo e colocaria uma nova barreira no caminho dos migrantes centro-americanos que tentam chegar aos Estados Unidos para escapar da pobreza e da violência. Ao chegar ao acordo, o governo Trump também superou as reticências históricas do México para aprofundar a cooperação com os Estados Unidos em uma questão amplamente vista aqui como um problema dos Estados Unidos. 

A Casa Branca não comentou o assunto. 

Segundo os esboços do plano, conhecido como “Permanecer no México”, os requerentes de asilo na fronteira terão que permanecer no México enquanto seus casos são analisados, potencialmente acabando com o sistema que Trump denuncia como "captura e libertação" que até agora geralmente permitia àqueles que procuravam refúgio esperassem em solo americano. 

"Por enquanto, concordamos com essa política de permanecer no México", disse Olga Sánchez Cordero, a futura ministra do Interior do México, principal autoridade de política interna de López Obrador, que toma posse no dia 1º de dezembro. Ela qualificou a situação de curto prazo. 

LEIA TAMBÉM: Requerentes de asilo teriam que esperar no México, segundo novo plano de Trump

"A solução de médio e longo prazo é que as pessoas não migrem", disse Sánchez Cordero. "O México tem braços abertos e tudo, mas imagine, uma caravana atrás da outra após a outra, isto também seria um problema para nós." 

Embora nenhum acordo formal tenha sido assinado, e autoridades dos EUA alertam que muitos detalhes ainda precisam ser discutidos, o novo governo mexicano é receptivo ao conceito de transformar seu país em uma sala de espera para o sistema de asilo dos Estados Unidos. 

Se bem que estão preocupados que o acordo pode desmoronar, autoridades dos EUA veem isso como um avanço em potencial que pode deter a migração e a formação de caravanas adicionais que se originam na América Central e atravessam o México para chegar aos Estados Unidos. Eles se engajaram discretamente em negociações delicadas com altos funcionários mexicanos, tentando oferecer um contrapeso diplomático às ameaças e ultimatos do presidente Donald Trump. 

Alarmados com o envio pelas forças militares dos EUA de Trump para a Califórnia, Arizona e Texas, e suas ameaças de cruzar as fronteiras, as autoridades mexicanas estavam ainda mais determinadas a tomar medidas depois que migrantes viajando para uma caravana forçaram sua entrada no solo mexicano no mês passado, rompendo os últimos bloqueios policiais na fronteira com a Guatemala. 

Críticas 

A perspectiva de manter milhares de solicitantes de asilo na América Central por meses ou anos nos estados mexicanos dominados pelos cartéis de drogas - alguns dos mais violentos do país - tem incomodado ativistas de direitos humanos e outros que temem que esse plano comprometa o direito legal de requerer asilo. 

"Nós não vimos uma proposta específica, mas qualquer política que deixasse indivíduos presos no México inevitavelmente colocaria as pessoas em perigo", disse Lee Gelernt, um advogado da ACLU cuja equipe ganhou várias vitórias legais contra as iniciativas de imigração do governo Trump nos últimos meses.

LEIA TAMBÉM: Juiz bloqueia medida de Trump que nega asilo a imigrantes ilegais

"O governo deveria se concentrar em fornecer um processo de asilo justo e legal nos EUA, em vez de inventar mais e mais maneiras de tentar causar um curto-circuito", disse Gelernt. 

As novas medidas também podem desencadear desafios legais, embora Gelernt tenha dito que ainda é muito cedo para comentar possíveis litígios. 

O acordo tomou forma na semana passada em Houston durante uma reunião entre Marcelo Ebrard, o ministro das Relações Exteriores do México, e altos funcionários dos EUA, como o secretário de Estado, Mike Pompeo, e a secretária de Segurança Interna, Kirstjen Nielsen, segundo autoridades mexicanas e norte-americanas. 

Rápida implementação 

Dezenas de oficiais de asilo dos EUA foram enviados para San Diego, onde começarão a implementar os novos procedimentos nos próximos dias ou semanas, de acordo com funcionários do Departamento de Segurança Interna. De acordo com os novos procedimentos, os solicitantes de asilo que chegarem à fronteira serão submetidos a uma entrevista de triagem inicial para determinar se eles enfrentam perigo iminente ao permanecer no México. 

Autoridades norte-americanas que descrevem o novo sistema sob condição de anonimato disseram que poderão processar pelo menos o dobro das solicitações de refúgio do que agora porque não seriam limitadas por restrições de espaço de detenção nos portos de entrada dos EUA. O ponto de entrada de San Ysidro, perto de San Diego, atualmente recebe cerca de 60 a 100 pedidos de asilo por dia. 

Cerca de 5 mil centro-americanos chegaram a Tijuana, na fronteira do México com os EUA, neste mês em caravanas, e vários outros milhares estão a caminho da cidade, onde um campo de beisebol foi transformado em um grande acampamento. O prefeito da cidade declarou uma "crise humanitária" na sexta-feira e disse que os contribuintes da cidade não pagariam a conta dos cuidados dos migrantes. 

LEIA TAMBÉM: Trump restringe regras de asilo para imigrantes enquanto caravana se aproxima

Um grupo de líderes empresariais da cidade disse ter milhares de vagas nas fábricas da cidade,, convidando imigrantes da América Central para trabalhar nelas. Apesar de oferecer uma pequena fração do pagamento nos EUA, as autoridades mexicanas disseram que a oferta de trabalho é uma das razões pelas quais acreditam que o plano Permanecer no México será bem-sucedido. Em todo o país, há 100 mil empregos disponíveis para solicitantes de asilo na América Central, disseram autoridades. 

"Queremos que eles sejam incluídos na sociedade, que se integrem à sociedade, que aceitem a oferta de emprego que estamos dando a eles", disse Sánchez Cordero. "Que eles se sintam cuidados no México nesta situação muito vulnerável." 

Dois altos integrantes da equipe de transição de López Obrador disseram que o novo acordo formalizaria o que já está ocorrendo. Ao admitir tão poucas pessoas no processo de asilo, os Estados Unidos já estão usando o México como uma antecâmara.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]