• Carregando...

O jornal mais antigo da Venezuela disse nesta quinta (11) ter alcançado um acordo com o governo central para conseguir bobinas de papel e evitar o fim de sua circulação impressa, que havia sido anunciada na quarta (10).

O "El Impulso", fundado em 1904 e ligado à oposição, afirmou que a empresa estatal à frente do monopólio da importação e distribuição de papel lhe vendeu um carregamento emergencial do insumo.

A transação, anunciada após críticas da mídia internacional e da Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP), permitirá que o "El Impulso" continue circulando por um período indeterminado.

O jornal é editado e impresso em Barquisimeto, 350 km de Caracas.

O diário havia anunciado que deixaria de ser impresso na próxima semana porque o governo, adepto de um duro controle cambial, o impedia de obter divisas necessárias à importação de papel.

O "El Impulso" indicou que a compra emergencial de bobinas é uma medida paliativa que não resolve as incertezas de longo prazo quanto ao abastecimento em insumos necessários à fabricação do jornal.

Autoridades rebatem acusações de ataques à liberdade de expressão e alegam que a oposição se alia à imprensa privada para conspirar contra a governo socialista em vigor no país desde 1999.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]