• Carregando...

Os advogados do militante islâmico Ramzi Binalshibh, acusado de ser um dos mentores dos atentados de 11 de setembro de 2001, pediram a um tribunal de recursos dos EUA que suspenda o julgamento militar dele, alegando ser inconstitucional. A manobra pode criar um entrave ao plano do governo Obama para julgar vários suspeitos de terrorismo.

Descrevendo as comissões (tribunais) militares como "um julgamento-show político", os advogados alegaram à Corte de Recursos do Distrito de Columbia, onde fica Washington, que os julgamentos foram "corrompidos por considerações políticas ilegítimas a cada passo."

O presidente norte-americano, Barack Obama, pretende fechar a polêmica prisão militar de Guantánamo, onde Binalshibh está preso, para julgar alguns suspeitos de terrorismo em comissões militares e em outras cortes federais no território continental dos EUA.

Os julgamentos militares, porém, estão paralisados desde que Obama anunciou a intenção de fechar a prisão, em janeiro, e na quinta-feira (10) termina o prazo para que o presidente solicite outro adiamento. Cerca de dez casos tramitam diante dos juízes militares.

O Congresso atualmente avalia um projeto para reformular as comissões militares, o que inclui um pedido de Obama para proibir o uso de confissões feitas sob interrogatórios agressivos e para dificultar o uso de provas baseadas apenas em rumores.

Binalshibh é acusado de ter sido um intermediário entre membros da Al Qaeda e os militantes que sequestraram aviões e os lançaram contra alvos de Nova Iorque e Washington há exatamente oito anos.

Na alegação ao tribunal de recursos, os advogados acuaram o governo de bloquear suas tentativas de determinar se Binalshibh é mentalmente capaz de se defender no julgamento. Eles dizem que o governo já admitiu que o réu sofre de um distúrbio psicótico.

Um porta-voz do Departamento de Justiça disse que a agência está revendo a medida.

Binalshibh foi preso em setembro de 2002 no Paquistão e passou quatro anos sob custódia da CIA até ser entregue ao Departamento de Defesa e transferido para Guantánamo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]