Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Susto

Aeroporto de Amsterdã reabre após temores com bomba e sequestro

Autoridades haviam fechado partes do aeroporto após uma bomba alemã não detonada ser descoberta enterrada perto do Terminal C, por onde passam os voos para a maioria dos principais destinos europeus

Aeronave da companhia espanhola Vueling depois de pousar no aeroporto de Schiphol. | Bas Czerwinski/ AFP
Aeronave da companhia espanhola Vueling depois de pousar no aeroporto de Schiphol. (Foto: Bas Czerwinski/ AFP)

O aeroporto Schiphol, de Amsterdã, um dos mais movimentados da Europa, reabriu suas pistas e terminais na tarde desta quarta-feira (29) depois que uma bomba da Segunda Guerra Mundial encontrada no local foi removida e as notícias sobre um suposto sequestro se provaram infundadas.

As autoridades haviam fechado partes do aeroporto após uma bomba alemã não detonada ser descoberta enterrada perto do Terminal C, por onde passam os voos para a maioria dos principais destinos europeus. Uma série de voos europeus foram cancelados e outros dezenas adiados na manhã de quarta.

O explosivo de 500 quilos, descoberto durante uma obra, foi mais tarde removido para ser desativado em segurança, disse uma porta-voz do aeroporto. Horas depois da descoberta da bomba, o Ministério da Defesa holandês enviou dois caças para interceptar o avião de passageiros da Vueling com cerca de 180 passageiros a bordo.

O avião, que viajava de Málaga, na Espanha, perdeu o contato via rádio com o controle de tráfego aéreo, suscitando temores de que ele tivesse sido sequestrado. A aeronave pousou em segurança no Schiphol, onde foi cercado por forças de segurança até a polícia militar verificar que ela não tinha sido sequestrada.

O Schiphol é o quinto aeroporto mais movimentado da Europa e por ele circularam cerca de 45 milhões de passageiros em 2010. Ele é de propriedade do Estado holandês, das cidades de Amsterdã e de Roterdã, e da operadora de aeroportos francesa Aeroports de Paris.

Os voos da companhia aérea KLM, que faz parte do grupo franco-holandês Air France KLM e usa o aeroporto como seu centro principal, foram afetados pelo fechamento de pistas e terminais, indicou o site do Schiphol. O Schiphol foi um aeroporto militar durante a Segunda Guerra Mundial. Foi bombardeado tanto pelos alemães, no início do conflito, como pelas forças dos aliados, durante o confronto.

A descoberta da bomba ocorreu um dia depois de especialistas em explosivos detonarem outra bomba da Segunda Guerra Mundial descoberta em Munique, informaram os bombeiros da cidade. A explosão da bomba encontrada na segunda-feira estilhaçou vidraças e desalinhou uma série de telhados nas proximidades.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.