Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
legislação

Afeganistão: conservadores bloqueiam direitos femininos

Entre suas providências da lei estão a proibição do casamento infantil e da tradicional prática de vender e comprar mulheres para resolver disputas

Parlamentares conservadores bloquearam uma lei cujo objetivo é proteger as liberdades das mulheres, alegando que partes dela violam princípios islâmicos, disse um legislador afegão. O fracasso mostra o quão tênues permanecem os direitos das mulheres anos após a derrubada do regime linha-dura do Taleban.

A lei, na verdade, está em vigor desde 2009 por decreto presidencial. O legislador Fawzia Kofi busca aprovação com votação parlamentar para evitar a reversão dela no futuro. Entre suas providências da lei estão a proibição do casamento infantil e da tradicional prática de vender e comprar mulheres para resolver disputas.

Kofi disse que a lei foi apresentada no Parlamento neste sábado, mas encontrou uma oposição tão feroz que foi retirada. Não ficou imediatamente claro quais partes se opuseram.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.