Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Conflito

África combaterá rebeldes no Congo

Congoleses fogem do conflito armado para a vizinha Uganda | Michele Sibiloni/AFP
Congoleses fogem do conflito armado para a vizinha Uganda (Foto: Michele Sibiloni/AFP)

Os Estados da África Cen­­tral e Oriental concordaram ontem em enviar uma força militar conjunta para subjugar os insurgentes­­ do leste da República Democrática do Congo (antigo Zaire), re­­gião rica em minerais, mas­­ turbulenta do país cen­­tro-africano. Ao mesmo tempo, o presidente da República Democrática do Congo, Jo­­seph Kabila, começou uma reunião com o presidente de Ruanda, Paul Kagame, na qual os dois discutem a formação da força militar conjunta para combater os re­­beldes.

Todas as iniciativas ocorrem logo após a visita da se­­cretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, que fez um apelo pessoal a Ruanda para que corte todo o apoio que fornece aos insurgentes.

O governo de Kabila acusa Ruanda de armar e financiar os insurgentes do M23, que combate tropas regulares do Congo desde abril no leste congolês. Já o governo de Ruanda acusa seu vizinho de planejar ataque contra rebeldes ruandeses da etnia hutu na mesma região.

Você pode se interessar

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.