• Carregando...
Segundo a EMA, reforço da Comirnaty pode ser considerado seis meses após a segunda dose para pessoas com 18 anos ou mais
Segundo a EMA, reforço da Comirnaty pode ser considerado seis meses após a segunda dose para pessoas com 18 anos ou mais| Foto: EFE/EPA/ROBERT GHEMENT

A Agência Europeia de Medicamentos (EMA, na sigla em inglês), órgão regulador da área na União Europeia, recomendou nesta segunda-feira (4) que uma terceira dose da vacina contra Covid-19 Comirnaty, da parceria BioNTech/Pfizer, pode ser administrada para pessoas a partir de 18 anos de idade.

Segundo um comunicado divulgado pela EMA, o Comitê de Medicamentos Humanos da agência (CHMP, na sigla em inglês) avaliou dados da Comirnaty que mostraram um aumento nos níveis de anticorpos quando uma dose de reforço é administrada aproximadamente seis meses após a segunda dose em pessoas de 18 a 55 anos de idade. “Com base nestes dados, o comitê concluiu que as doses de reforço podem ser consideradas pelo menos seis meses após a segunda dose para pessoas com 18 anos ou mais”, apontou o informe.

A EMA acrescentou que o comitê está avaliando dados para uma possível recomendação de terceira dose da Spikevax, vacina contra a Covid-19 da Moderna, mas essa análise ainda não foi concluída.

No mesmo comunicado, a EMA apontou que o CHMP concluiu que uma terceira dose da Comirnaty e da Spikevax pode ser administrada a pessoas com sistema imunológico gravemente enfraquecido pelo menos 28 dias após a segunda dose. A recomendação é feita após uma análise ter apontado que uma dose extra desses imunizantes aumentou a capacidade de produzir anticorpos contra o novo coronavírus em pacientes com órgãos transplantados com sistema imunológico enfraquecido.

“Embora não haja evidência direta de que a capacidade de produzir anticorpos nesses pacientes protegeu contra a Covid-19, espera-se que a dose extra aumente a proteção pelo menos em alguns pacientes. A EMA continuará monitorando todos os dados que surgirem sobre sua eficácia”, considerou a agência, que acrescentou que as bulas de ambas as vacinas serão atualizadas para incluir esta recomendação.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]