Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Operação recorde

Agentes federais prendem 475 imigrantes ilegais em fábrica da Hyundai nos EUA

Agente do Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos, em imagem de arquivo (Foto: JOHN AMIS/EFE/EPA)

Ouça este conteúdo

Agentes federais da gestão Donald Trump realizaram nesta quinta-feira (4) uma operação contra a imigração ilegal numa fábrica da montadora sul-coreana Hyundai em Ellabell, no estado americano da Geórgia.

Segundo informações da CNN, foi a maior operação de fiscalização em um único local na história do setor de Investigações de Segurança Interna (HSI, na sigla em inglês) – outras agências participaram da ação – e 475 pessoas foram presas, a maioria sul-coreanos.

Steven Schrank, agente do HSI, afirmou que todos os detidos estão em situação irregular nos Estados Unidos, por terem entrado ilegalmente no país; por terem isenções de visto para viagem de turismo ou negócios, condição na qual não poderiam trabalhar no país; ou por terem ultrapassado o prazo de validade dos seus vistos.

O Ministério Público Federal para o Distrito Sul da Geórgia informou que várias pessoas tentaram fugir e até mergulharam em um lago com esgoto ao lado da fábrica, o que obrigou os agentes a usarem um barco para retirá-las da água.

Um porta-voz da Hyundai afirmou que os detidos eram funcionários terceirizados e não contratados diretamente pela empresa.

“Até agora, o que sabemos é que nenhum dos detidos é funcionário direto da Hyundai Motor Company. Priorizamos a segurança e o bem-estar de todos que trabalham no local e cumprimos todas as leis e regulamentos onde quer que operemos”, afirmou.

Os EUA prenderam mais de 352 mil imigrantes ilegais nos primeiros 200 dias do governo Trump, completados em agosto, e deportaram 324 mil, o que equivaleria a um recorde de 1.620 por dia, segundo informou o Departamento de Segurança Interna (DHS).

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.