• Carregando...
agentes federais portland
Agentes federais protegem o tribunal Mark O. Hatfield em Portland, Oregon| Foto: Ankur Dholakia/AFP

Os agentes federais designados pela Casa Branca para proteger prédios federais em Portland vão gradualmente se retirar da cidade a partir de quinta-feira. A decisão foi anunciada por autoridades nesta quarta-feira (29) após um acordo entre o secretário interino de Segurança Nacional, Chad Wolf, e a governadora do Oregon, a democrata Kate Brown.

Tanto Brown como o prefeito de Portland, o também democrata Ted Wheeler, se posicionaram contra o uso de tropas federais na cidade. A Casa Branca havia destacado-as para proteger o patrimônio público federal – alvo de vandalismos por parte de manifestantes antirracismo – mesmo sem solicitação dos governos local e estadual. Isso foi possível por causa de um decreto assinado pelo presidente Donald Trump recentemente para proteger monumentos públicos e punir manifestantes que os vandalizassem, depois que várias estátuas foram depredadas e derrubadas por serem consideradas homenagens a figuras históricas racistas.

Os políticos democratas alegaram que a presença dos agentes federais tornou os protestos mais violentos. Em várias noites houve confrontos e tumultos em frente a um tribunal federal no centro de Portland, enquanto pessoas tentavam invadir o prédio e os agentes revidavam com o uso de gás lacrimogêneo e spray de pimenta.

Para a retirada das tropas federais, o Departamento de Segurança Interna exigiu uma presença robusta da Polícia Estadual do Oregon no centro de Portland. "As autoridades estaduais e municipais começarão a fazer a segurança de propriedades e ruas, especialmente as que cercam propriedades federais, que estão sob ataque noturno nos últimos dois meses. A Polícia Estadual do Oregon coordenará com os oficiais do Serviço de Proteção Federal (FPS) para garantir que todas as instalações federais permaneçam protegidas e seguras", disse Wolf em comunicado.

Apesar do acordo, os discursos foram muito diferentes. Enquanto Wolf disse que "a atividade criminosa violenta direcionada às propriedades federais e à aplicação da lei não será tolerada", a governadora do Oregon afirmou que os agentes federais "agiram como força de ocupação e trouxeram violência" a Portland. Brown ainda fez um aceno ao movimento Black Lives Matter: "Vamos centralizar as demandas do movimento Black Lives Matter por justiça racial e responsabilidade policial. É hora de uma ação ousada para reformar as práticas policiais".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]