• Carregando...
Trump fala durante um encontro na Casa Branca | Jabin Botsford/Washington Post
Trump fala durante um encontro na Casa Branca| Foto: Jabin Botsford/Washington Post

O cenário não era imaginado até dias atrás. Mas, o presidente americano, Donald Trump, responsabilizou Vladimir Putin, o líder russo, pelas tentativas de Moscou em interferir nas eleições americanas de 2016. “Assim como eu me considero responsável por coisas que acontecem neste país, então, certamente, como líder de um país, você teria que responsabilizá-lo, sim”, disse em entrevista à CBS News.

Ele aproveitou a entrevista para reafirmar a confiança que tem nas agências de inteligência americanas, que consideram que a Rússia interferiu no processo eleitoral. Na sexta-feira passada, os Estados Unidos indiciaram 12 membros da inteligência russa pelo caso. Mas a expectativa é que eles não devem ir a julgamento, porque a Rússia precisaria extraditá-los 

O gesto de Trump é mais uma tentativa de apagar a má impressão deixada no encontro de cúpula que aconteceu no início desta semana em Helsinque, capital da Finlândia. Na ocasião, o líder americano disse que confiava na palavra do presidente russo, Vladimir Putin, que negara mais uma vez qualquer interferência no processo eleitoral. 

Encontro positivo

Um pouco antes, Trump afirmou em sua conta no twitter nesta quarta-feira que teve um encontro positivo com Putin. Além disso, ele rebateu as críticas recebidas por seu comportamento na entrevista coletiva com o colega, quando parte da imprensa de seu país o considerou fraco diante do líder russo. 

Leia também: ï»¿Quatro pontos que unem Trump e Putin e outros dois em que divergem

"Tantas pessoas no alto escalão da inteligência [americana] amaram meu desempenho na entrevista coletiva em Helsinque. Putin e eu discutimos muitos assuntos importantes em nossa reunião anterior", afirmou o americano. 

"Nós nos demos muito bem, o que certamente irritou muitos que me odeiam e queriam ver uma luta de boxe", ironizou. "Grandes resultados virão!" após o encontro, disse ele ainda. 

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]