• Carregando...
Fronteira EUA e México
Migrantes cumprimentam suas famílias mexicanas através do muro da fronteira durante o evento Hugs Not Walls, organizado pela Rede de Fronteiras dos Direitos Humanos| Foto: Herika Martinez/AFP

A agência de Alfândega e Proteção de Fronteiras dos Estados Unidos (CBP) manteve mais de 50 imigrantes brasileiros e seus filhos por semanas em uma instalação provisória, parecida com uma tenda, perto da fronteira com o México antes de deportá-los – um tempo muito maior do que o período típico de detenção de três dias.

Sem dar mais detalhes, o Ministério das Relações Exteriores do Brasil informou que as famílias estavam sob custódia de 15 a 25 dias em El Paso, Texas, antes de serem deportadas para Belo Horizonte em 25 de outubro.

As autoridades dos EUA reconheceram que as famílias estavam entre um grupo de quase 70 brasileiros expulsos do país no mês passado, incluindo um suspeito criminal que havia sido detido separado dos demais, mas se recusaram a dizer quanto tempo os imigrantes brasileiros ficaram detidos sob custódia do CBP ou por que eles não enviaram as famílias para instalações especializadas quando a detenção se arrastou por mais tempo.

As regras do CBP dizem que os migrantes geralmente não devem ser detidos nas instalações fronteiriças por mais de 72 horas, e um acordo judicial federal de longa data conhecido como Acordo de Flores diz que as crianças migrantes não podem ser mantidas por mais de 20 dias em instalações sem licença.

Médicos e legisladores democratas manifestaram preocupação com estadias prolongadas nas prisões fronteiriças, porque as instalações podem se transformar em locais de reprodução para doenças como a gripe. Os legisladores democratas, alarmados com a morte de várias crianças migrantes detidas, instaram o CBP a fornecer aos migrantes a vacina contra a gripe neste outono. Os funcionários da agência recusaram, observando que suas instalações são destinadas a estadias de curta duração.

As autoridades dos EUA não disseram quanto tempo cada família foi detida ou quantas crianças estavam no grupo. Uma lista compilada por advogados de imigrantes mostrou que quase 30 dos detidos eram menores de idade, incluindo vários bebês e crianças pequenas.

Carlos Holguin, advogado que representa crianças imigrantes no caso Flores, disse que o governo não pode deter menores de idade além dos limites estabelecidos pelo tribunal por "conveniência administrativa".

O CBP disse que "seguiu todas as leis e regulamentos relativos a este incidente" e "mantém a união da família na maior extensão possível". A agência disse que as famílias foram detidas em uma instalação robusta "de laterais flexíveis", com paredes de borracha pressurizada e acesso a chuveiros, banheiros, equipamentos de lavanderia e refeições quentes, incluindo fórmulas para bebês e lanches o tempo todo. Não havia áreas de lazer ou escolas, e as pessoas dormiam em colchões de 10 cm de espessura em uma grande sala aberta.

Condições precárias, denuncia ONG

Heloisa Galvão, diretora executiva do Grupo de Mulheres Brasileiras em Massachusetts, disse que as famílias dos detidos disseram a ela que não tiveram acesso a advogados ou telefones, e que alguns não tinham acesso a chuveiros diariamente. Ela disse que algumas das crianças, incluindo irmãs gêmeas de 1 ano e uma menina de 2 anos, ficaram doentes com sintomas de gripe durante a detenção.

"É horrível manter as crianças assim", disse Galvão, que disse que muitas das famílias se juntariam a parentes e amigos em Massachusetts e na Flórida, buscando escapar das turbulências políticas e financeiras no Brasil.

Como a prisão de imigração e os registros judiciais não são públicos, é impossível verificar independentemente quando cada migrante chegou. Galvão disse que alguns chegaram no final de setembro e outros cruzaram a fronteira no início de outubro. Ela disse que os migrantes não foram inseridos em um localizador de detidos on-line, para que seus parentes e advogados não os encontrassem.

Autoridades americanas disseram ter notado um aumento nos imigrantes brasileiros, incluindo 17.000 que chegaram na região de El Paso durante o ano fiscal 2019 (outubro de 2018 a setembro de 2019).

O que dizem as autoridades americanas

Funcionários do CBP disseram que estadias prolongadas nas prisões de fronteira são raras. Em uma declaração conjunta, os funcionários do CBP e da Imigração e Alfândega disseram que continuam "refinando processos para determinar quais indivíduos ou famílias o Departamento de Segurança Interna (DHS) pode abrigar, remover ou liberar".

"O DHS está comprometido em reduzir a quantidade de tempo que os estrangeiros permanecem sob custódia do DHS e em desencorajar os indivíduos, especialmente as unidades familiares, de fazer viagens muitas vezes perigosas para os Estados Unidos sob a falsa pretensão de que poderão permanecer no país", disseram as autoridades de imigração americanas no comunicado.

Oficiais de fronteira normalmente enviam migrantes que buscam asilo à Imigração dos EUA (ICE), que os detém e deporta ou os libera para os Estados Unidos com um aviso para comparecer ao tribunal de imigração. As famílias são mais difíceis de manter devido a restrições legais de quanto tempo o governo dos EUA pode deter crianças. O governo Trump tentou deter crianças por mais de 20 dias após um afluxo histórico de famílias solicitantes de asilo no ano fiscal passado, mas um juiz federal bloqueou esse esforço em setembro.

Imigração nos EUA

Quase um milhão de migrantes foram presos sob custódia no último ano fiscal, incluindo um número recorde de famílias, a maioria da América Central. Essas prisões levaram o CBP a dar o passo incomum de liberar imigrantes diretamente para os Estados Unidos enquanto aguardavam o julgamento nos tribunais.

Mas as apreensões caíram desde que a Casa Branca pressionou o México a aumentar a fiscalização, em junho. Em setembro, Kevin McAleenan, então secretário interino do Departamento de Segurança Interna, declarou que o CBP não liberaria mais migrantes diretamente para o país, exceto em emergências médicas ou humanitárias.

Autoridades disseram que a maioria dos brasileiros deportados em 25 de outubro era elegível para "remoção rápida" sem uma audiência porque atravessou a fronteira ilegalmente e não pediu asilo. Mas suas deportações demoraram mais, em parte devido a atrasos logísticos na organização do voo para o Brasil, disseram autoridades dos EUA, embora não tenham fornecido detalhes.

O DHS disse que prefere deter famílias em seus centros residenciais familiares mais abrangentes, que possuem lanchonetes, quartos e aulas para crianças. Mas as autoridades de imigração disseram que o ICE não pode acomodar todas as famílias, porque os detidos geralmente são segregados por sexo e idade.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]