Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Ofensiva

Aiea confirma que usina de enriquecimento de urânio do Irã foi destruída em ataque de Israel

O chefe da Aiea, Rafael Grossi, disse que o Irã reportou ataques a outras duas usinas, mas ainda não se sabe a extensão dos danos a ambas (Foto: Dean Calma/EFE/Aiea)

Ouça este conteúdo

A Agência Internacional de Energia Atômica (Aiea), agência nuclear da ONU, informou nesta sexta-feira (13) que a usina piloto de enriquecimento de urânio acima do solo de Natanz, no Irã, foi destruída em um ataque de Israel.

Segundo informações da agência Reuters, o chefe da Aiea, Rafael Grossi, confirmou a informação ao Conselho de Segurança das Nações Unidas.

“No momento, as autoridades iranianas estão nos informando sobre ataques a duas outras instalações, a saber, a usina de enriquecimento de combustível de Fordow e em Isfahan”, disse Grossi.

“Neste momento, não temos informações suficientes além de indicar que também houve atividade militar ao redor dessas instalações”, acrescentou.

Mais cedo, Grossi já havia informado em comunicado que a usina de Natanz havia sido atacada por Israel, mas apenas agora foi confirmada a extensão dos danos à unidade.

Na quinta-feira (12), a Aiea havia afirmado pela primeira vez em quase 20 anos que o Irã violou suas obrigações de não-proliferação nuclear, o que levou o caso a ser reportado ao Conselho de Segurança da ONU.

Horas depois, Israel iniciou uma onda de ataques aéreos contra instalações nucleares e militares do Irã, alegando que o país estava perto de obter uma arma nuclear. O Irã respondeu com ataques de drones e mísseis, e os dois lados afirmaram que as trocas de hostilidades devem durar dias.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Tudo sobre:

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.