
Ouça este conteúdo
Após mais "uma noite tranquila", o papa Francisco retomou nesta segunda-feira (10) seu tratamento, incluindo a fisioterapia motora e respiratória, além de acompanhar por vídeo a pregação desta manhã dos exercícios espirituais da Quaresma, segundo informaram fontes do Vaticano.
Francisco continua alternando entre oxigênio de alto fluxo com cânulas nasais durante o dia e ventilação mecânica com uma máscara à noite, acrescentaram as fontes.
Um novo boletim médico é esperado para a tarde desta segunda-feira, quando completa 25 dias de internação na Policlínica Gemelli, em Roma, devido a problemas respiratórios e, se sua condição permanecer estável, espera-se que mais informações sobre sua saúde passem a ser divulgadas em dias alternados.
Francisco, de 88 anos, está internado desde 14 de fevereiro por conta de uma pneumonia bilateral, que chegou a causar algumas crises preocupantes nas últimas semanas, mas que agora apresenta uma "melhora gradual e leve" com uma "boa" resposta à terapia, segundo as últimas informações divulgadas.
Os médicos não divulgaram um boletim neste domingo, mas atualizarão as informações nesta segunda-feira e, por enquanto, mantêm uma posição cautelosa, uma vez que o quadro clínico do pontífice continua "complexo" e, portanto, seu prognóstico continua reservado.
O pontífice já está há mais de três semanas distante dos olhos do mundo e a única vez que sua voz - fraca e afetada - transcendeu os muros foi na última quinta-feira, com uma mensagem de áudio na qual agradeceu aos fiéis que rezam por sua saúde todas as noites na Praça de São Pedro.
Mesmo assim, continua a governar a Igreja e é informado do que está acontecendo no mundo em seu quarto no hospital, onde neste domingo recebeu o secretário de Estado do Vaticano, Pietro Parolin, e o substituto para Assuntos Gerais, o monsenhor venezuelano Edgar Peña Parra.
VEJA TAMBÉM:




