Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Internação de 25 dias

Ainda em tratamento, papa acompanha exercícios espirituais da Quaresma por vídeo

Papa Francisco antes do Jubileu do Mundo da Comunicação na Sala Paulo VI, Cidade do Vaticano, em janeiro (Foto: EFE/EPA/ANGELO CARCONI)

Ouça este conteúdo

Após mais "uma noite tranquila", o papa Francisco retomou nesta segunda-feira (10) seu tratamento, incluindo a fisioterapia motora e respiratória, além de acompanhar por vídeo a pregação desta manhã dos exercícios espirituais da Quaresma, segundo informaram fontes do Vaticano.

Francisco continua alternando entre oxigênio de alto fluxo com cânulas nasais durante o dia e ventilação mecânica com uma máscara à noite, acrescentaram as fontes.

Um novo boletim médico é esperado para a tarde desta segunda-feira, quando completa 25 dias de internação na Policlínica Gemelli, em Roma, devido a problemas respiratórios e, se sua condição permanecer estável, espera-se que mais informações sobre sua saúde passem a ser divulgadas em dias alternados.

Francisco, de 88 anos, está internado desde 14 de fevereiro por conta de uma pneumonia bilateral, que chegou a causar algumas crises preocupantes nas últimas semanas, mas que agora apresenta uma "melhora gradual e leve" com uma "boa" resposta à terapia, segundo as últimas informações divulgadas.

Os médicos não divulgaram um boletim neste domingo, mas atualizarão as informações nesta segunda-feira e, por enquanto, mantêm uma posição cautelosa, uma vez que o quadro clínico do pontífice continua "complexo" e, portanto, seu prognóstico continua reservado.

O pontífice já está há mais de três semanas distante dos olhos do mundo e a única vez que sua voz - fraca e afetada - transcendeu os muros foi na última quinta-feira, com uma mensagem de áudio na qual agradeceu aos fiéis que rezam por sua saúde todas as noites na Praça de São Pedro.

Mesmo assim, continua a governar a Igreja e é informado do que está acontecendo no mundo em seu quarto no hospital, onde neste domingo recebeu o secretário de Estado do Vaticano, Pietro Parolin, e o substituto para Assuntos Gerais, o monsenhor venezuelano Edgar Peña Parra.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.