• Carregando...
Avião da FAB que resgatou brasileiros na Ucrânia.
Avião da FAB que resgatou brasileiros na Ucrânia.| Foto: Sgt Müller Marin/FAB/Divulgação

Cerca de 230 brasileiros já conseguiram deixar a Ucrânia e retornar ao Brasil com a ajuda do Ministério das Relações Exteriores desde o início da ofensiva russa no país. Em contrapartida, 19 brasileiros cadastrados permanecem em território ucraniano; desses, 11 afirmam que não querem deixar o país.

Coordenador da força-tarefa de resgate na guerra, o ministro Unaldo Eugênio Vieira de Sousa disse em entrevista à "Globonews" que o Brasil tem "oferecido apoio e contato permanente com eles [brasileiros que estão em território ucraniano]".

O Itamaraty também tem mantido dois escritórios de ajuda diplomática na Ucrânia para aperfeiçoar os mecanismos emergenciais de assistência aos cidadãos brasileiros que buscam deixar o país. Um dos postos está localizado na cidade de Lviv, a 70 quilômetros da Polônia. Outro fica em Chisinau, na capital da Moldávia.

Os escritórios auxiliam na emissão de documentos de viagem e na retirada de brasileiros do território ucraniano. "Enquanto houver brasileiros, nós ficaremos lá [na Ucrânia]", disse o ministro Carlos França em entrevista à "Rádio Bandeirantes".

Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), no total, mais de 4 milhões de pessoas já fugiram do país comandado por Volodymyr Zelensky desde 24 de fevereiro, quando a guerra teve início.

Embora o Itamaraty tenha dito que não havia como saber, com precisão, quantos brasileiros residiam na Ucrânia antes do conflito, dado que não há a obrigatoriedade de registro junto à embaixada ao chegar no país do leste europeu, a estimativa é de que cerca de 500 brasileiros residiam no território. Nem todos os brasileiros que deixaram a Ucrânia desde o início da guerra contaram com ajuda da diplomacia brasileira.

Brasileiros se mobilizam para ir à Ucrânia

No outro extremo, cerca de 500 brasileiros se mobilizaram em grupos de WhatsApp, Telegram e outras redes sociais para se alistar à chamada Legião Internacional de Defesa do Território — força paramilitar formada por estrangeiros com treinamento para atuar na resposta aos ataques russos —, segundo publicou o "UOL". Pelo menos três ex-militares do Exército brasileiro integram o grupo.

Segundo a embaixada da Ucrânia no Brasil, mais de cem pessoas já se ofereceram oficialmente para se alistar junto ao exército ucraniano. Os brasileiros interessados em se alistar devem viajar por conta própria para a fronteira com a Polônia, onde devem se apresentar às forças de segurança ucranianas.

Em nota, a Embaixada da Ucrânia no Brasil disse que "não está fazendo alistamento para a Legião Estrangeira Ucraniana" nem "campanha para adesão a esta formação militar".

Resgates

Embora inicialmente o Itamaraty tenha declarado que não havia como resgatar brasileiros retidos na Ucrânia, a diplomacia brasileira já realizou ao menos duas operações de resgate por meio da Força Aérea Brasileira (FAB). A última ocorreu no dia 9 de março. As duas aeronaves utilizadas para a missão de repatriação foram a KC-390 Millennium - maior avião militar desenvolvido e fabricado no hemisfério Sul - e o VC-99B Legacy.

Na chegada à base aérea de Brasília, as famílias foram recepcionadas pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), pela primeira-dama, Michelle Bolsonaro, e por ministros do governo. O grupo passou por testes de Covid-19 e atualização de vacinas ao chegar ao Brasil.

O governo brasileiro ainda teria auxiliado no resgate de oito bebês brasileiros (com suas famílias) gestados em modelo "barriga de aluguel" ou gestação de substituição e que nasceram no meio do conflito na Ucrânia. No Brasil, a prática só é regulamentada pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) quando não possui fins lucrativos.

O Itamaraty continua solicitando aos cidadãos brasileiros que permanecem em território ucraniano, em particular aos que se encontram no leste do país e outras regiões em condições de conflito, que mantenham contato diário com a embaixada.

A embaixada brasileira ainda afirma que está renovando o cadastramento dos brasileiros e que tem transmitido orientações, por meio de mensagens em seu site, em sua página no Facebook e em grupo do aplicativo Telegram.

Para casos de emergência consular de brasileiros na Ucrânia e seus familiares, o Itamaraty disponibiliza o número de telefone de plantão consular +55 61 98260-0610.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]