Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Terrorismo

Al Jazeera exibe vídeo de homem-bomba de Londres

Um dia antes de os atentados a bomba realizados em Londres completarem um ano, a rede Al-Jazeera levou ao ar um vídeo em que o segundo homem na hierarquia geral da Al-Qaeda, Ayman al-Zawahri, exalta as qualidades de Shehzad Tanweer, um dos terroristas suicidas dos atentados do dia 7 de julho de 2005, em Londres.

Tanweer, que detonou explosivos no sistema de transporte público londrino, no ano passado, matando 52 pessoas, aparece na fita fazendo ameaças:

- O que vocês testemunharam agora é apenas o começo de uma corrente de ataques que prosseguirá e se tornará mais forte, até que vocês retirem suas forças do Afeganistão e do Iraque e até que vocês retirem seu apoio financeiro e militar à América e a Israel - diz.

Tanweer teria realizado a gravação pouco antes dos atentados de 7 de julho de 2005. Os comentários dele foram feitos em inglês, mas dublados para o árabe. Tanweer usava um turbante quadriculado nas cores vermelha e branca.

No vídeo divulgado nesta quinta-feira, Zawahri, o segundo homem na hierarquia geral da Al-Qaeda, elogia o terrorista:

- Ele [Tanweer] estudou educação física na universidade e tinha paixão por boxe. Mesmo sendo de uma família bem-sucedida, suas roupas e sua aparência não mostravam isso.

O vídeo mostra, ainda, homens mascarados que parecem conduzir experimentos científicos em placas de petri e testam um pequeno artefato explosivo em uma instalação que, segundo a Al Jazeera, são campos de treinamento da Al Qaeda. Entre as imagens divulgadas, há também a de um grupo de homens atirando com armas de fogo para o ar, aparentemente após saberem do sucesso das explosões em Londres.

A polícia britânica afirmou que já sabia da existência da fita.

- Não há dúvida de que a divulgação da fita neste momento é feita com o intuito de provocar o máximo de angústia e aflição nos familiares e amigos das pessoas mortas (em 7 de julho) e nas centenas de pessoas feridas nos ataques terroristas - disse Andy Hayman, comissário assistente de Londres. - Temos certeza de que maioria absoluta de todas as comunidades está unida na condenação de qualquer tentativa de justificar os ataques terroristas do ano passado em Londres.

Tanweer e Zawahri não apareceram juntos na gravação e falaram em cenários diferentes.

Segundo a Al Jazeera, o líder da Al Qaeda, Osama bin Laden, também comemorou os ataques de Londres. O vídeo mostrou uma foto de Bin Laden, mas a voz dele não podia ser ouvida.

Em setembro, o suposto líder do grupo responsável pelos ataques de 7 de julho, Mohammad Sidique Khan, avisou sobre a realização de mais ações do tipo em um vídeo gravado antes dos ataques. Esse vídeo também incluía elogios de Zawahri.

Khan, 30 anos, Tanweer, 22 anos, e Hasib Hassain, 18 anos, cresceram na cidade inglesa de Leeds. O quarto integrante do grupo de terroristas, Jermaine Lindsay, 19 anos, nasceu na Jamaica e converteu-se ao islã em 2000.

Khan e Tanweer visitaram o Paquistão entre novembro de 2004 e fevereiro de 2005. Khan teria recebido algum tipo de treinamento ali. Ele também teria treinado em outro local do Paquistão em julho de 2003 e teria visitado o país e o Afeganistão várias vezes, a partir do final dos anos 90.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.