Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Financiamento

Al Qaeda faz milhões de dólares com sequestros, dizem EUA

Os Estados Unidos estimam que as organizações militantes tenham recebido 120 milhões de dólares na última década

Os militantes islâmicos estão se financiando cada vez mais com sequestros e é provável que o braço da Al Qaeda no norte da África tenha obtido dezenas de milhões de dólares com resgates nos últimos anos, disse uma autoridade do Tesouro norte-americano. Os Estados Unidos estimam que as organizações militantes tenham recebido 120 milhões de dólares na última década, incluindo os resgates pagos à Al Qaeda no Magreb Islâmico (AQIM, na sigla em inglês), disse David Cohen, subsecretário do Tesouro para o terrorismo e inteligência financeira.

O sequestro para a obtenção de resgate é uma "ameaça urgente", em especial no Sahel, o cinturão de território abrangendo quase uma dúzia dos países mais pobres do mundo na região ao sul do Saara, disse Cohen a jornalistas em Berlim nesta terça-feira. "Trata-se do que se tornou talvez a técnica mais desafiadora e de mais rápido crescimento que as organizações terroristas, em particular as afiliadas à Al Qaeda no norte da África e no Iêmen, têm usado para se financiar nos últimos anos."

Cohen afirmou que o resgate médio subiu nos últimos anos e está na faixa dos 5 milhões de dólares por pagamento. "Portanto, é uma ameaça crescente e de fato bastante urgente, em especial no norte da África, no Sahel e em Mali em particular, onde a AQIM conseguiu proclamar o domínio sobre um grande território."

A AQIM surgiu do conflito civil na Argélia e expandiu-se para o sul até o Saara, tornando-se mais conhecida nos últimos anos com ataques e sequestros de ocidentais. Os grupos militantes aproveitam-se dos lapsos na segurança na região, enquanto os países fazem a transição de anos de ditadura para governos mais democráticos.

Em uma viagem de uma semana que inclui paradas na Grã-Bretanha, na França, na Alemanha e na Itália, Cohen afirmou que estava conversando com outros governos na esperança de desenvolver uma abordagem unificada para o problema dos sequestros. Embora o governo norte-americano tenha uma política de não pagar resgates, alguns governos europeus fazem isso.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.