• Carregando...
Ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, se diz vitima de uma conspiração americana | AFP/Presidência da Venezuela
Ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, se diz vitima de uma conspiração americana| Foto: AFP/Presidência da Venezuela

A decisão da Organização dos Estados Americanos em iniciar o processo de suspensão da Venezuela, tomada em Washington na terça-feira, mostra que o país está, cada vez mais, isolado diplomaticamente. Tradicionais aliados no Caribe e na América do Sul, muitos deles beneficiados pela venda subsidiada de petróleo, deixaram de apoiá-la, se abstendo de votar.

“É uma decisão muito simbólica”, ressaltou a professora Laura Gamboa-Gutierrez, professora do Departamento de Ciências Políticas da Universidade Estadual de Utah (EUA). Segundo ela, o apoio de 19 países não tem precedentes. “No passado, as resoluções contra a Venezuela fracassavam por causa da falta de votos”, afirmou ela. Agora, a situação se inverteu.

Leia mais: OEA abre caminho para suspender a Venezuela

A ditadura de Maduro só teve o apoio de Bolívia, Dominica e São Vicente e Granadinas na OEA. Cuba, que não participa da entidade, é outro importante aliado venezuelano. Ela recebe petróleo subsidiado do país sul-americano.

Com a decisão da OEA,  a professora americana acredita que importantes países na região, como Estados Unidos, estão dispostos a reforçar a pressão contra o ditador Nicolás Maduro. “Isto é chave para a mudança no regime.” 

Mas só a pressão é insuficiente para tirar o ditador do poder. Gamboa-Gutierrez aponta que, por si só, não forçará a saída de Maduro do poder, seja ele renunciando ou convocando eleições. Mas acaba fortalecendo a oposição, que atualmente está fragmentada e com os principais líderes presos ou enfrentando fortes restrições a seus direitos. “A decisão da OEA pode encorajar a oposição a se unir.” 

Situação econômica

Paulo Wrobel, professor do Instituto de Relações Internacionais da PUC-Rio, aponta que o recrudescimento da situação econômica e social será mais relevante para enfraquecer o ditador. Este processo pode ser demorado. O Fundo Monetário Internacional (FMI) estima que, neste ano, a inflação do país deve alcançar cerca de 13.000% e a economia deve encolher 15%, o que seria o quinto ano seguido de queda no PIB. 

“A combinação de forte repressão e a preocupação da população em garantir a sua subsistência são fatores inibidores de mobilização no curto prazo”, diz ele. 

Leia mais: Êxodo histórico está deixando a Venezuela sem professores e médicos

O especialista diz que a Venezuela tende a implodir por conta própria. “A situação por lá é insustentável.” Por enquanto, Maduro se beneficia por ter o apoio dos militares. Entretanto, essa base, que aparentemente era sólida, começa a se esfacelar lentamente. Pelo menos 30 foram presos neste ano, acusados de conspirar contra o ditador e de traição à pátria. O mais graduado foi o general Miguel Rodriguez Torres, ex-homem forte de Chávez e de Maduro. 

A complicada situação econômica pode facilitar que a Venezuela sente à mesa de negociações. A produção de petróleo, o principal produto de exportação do país está em queda livre, justo no momento em que os preços estão em alta no mercado internacional. Atualmente, segundo a consultoria venezuelana Ecoanálitica ela é de 1,5 milhão de barris diários. Em 2013, era de 2,68 milhões, de acordo com a petrolífera britânica BP. 

Chances maiores de negociação

“Um governo isolado e enfrentando uma situação econômica crítica tem mais chances ir à mesa de negociações com a possibilidade de renunciar do que alguém que ainda tem apoio internacional”, destacou Gamboa-Gutierrez. 

O economista venezuelano Asdrubal Viveros, da Ecoanalítica, publicou em sua conta no Twitter que a situação venezuelana é insustentável há tempo. “Mas por ser um regime ditatorial, a mudança não é um processo simples. Em uma democracia mais ou menos imperfeita, a mudança política teria acontecido há muito tempo se tivessem passado pela metade da situação enfrentada pela Venezuela. 

Leia mais: ï»¿Uma sacola de notas para comprar um quilo de mortadela na Venezuela

Fora da América Latina, o regime de Maduro também vem perdendo força. Um de seus principais aliados – a China, que tem poder de veto no Conselho de Segurança da Organização Nações Unidos – está pouco disposto a renovar a moratória em relação à dívida venezuelana. “Isto aumenta as pressões sobre o caixa da estatal petrolífera (a PDVSA) e acelera a queda nos níveis de produção”, dizem os economistas da Ecoanalítica.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]