Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Espionagem

Além de Dilma, EUA espionaram ministros e diretor do Banco Central

WikiLeaks divulga lista de 29 pessoas do alto escalão do governo monitorados pela NSA

Antonio Palocci foi investigado na época em que era chefe da Casa Civil. | Es/Pa/Evaristo Sá
Antonio Palocci foi investigado na época em que era chefe da Casa Civil. (Foto: Es/Pa/Evaristo Sá)

Além da presidente Dilma Rousseff, a Agência de Segurança Nacional (NSA) dos Estados Unidos espionou sua assistente, sua secretária, seu chefe de gabinete e até mesmo o telefone em seu jato presidencial, revelou o WikiLeaks neste sábado (4). Segundo a organização, a NSA espionou 29 números de pessoas do alto escalão do governo, a começar pelo então ministro-chefe da Casa Civil, Antonio Palocci. A lista foi divulgada neste sábado.

Os EUA espionaram não só as pessoas mais próximas da presidente. Monitoraram, ainda, os responsáveis ​​pela gestão econômica, incluindo seus principais ministros das Finanças e um diretor do Banco Central, e membros da diplomacia. Telefones do ministro das Relações Exteriores e dos embaixadores na Alemanha, França, União Europeia (UE), EUA e Genebra, assim como os seus chefes militares também foram espionados.

O celular de Luiz Alberto Figueiredo, ex-ministro e atual embaixador do Brasil para os EUA, nomeado pela presidente Dilma Rousseff, foi espionado, assim como o telefone do general do Exército José Elito Carvalho Siqueira, que é o diretor do Gabinete de Segurança Institucional, responsável pela assistência direta e imediata à presidente sobre assuntos de segurança nacional e de defesa.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.