Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Após desastre no Japão

Alemães protestam por fechamento de usinas nucleares

Mais de 100 mil pessoas marcharam nas ruas de Berlim. Na semana passada, Angela Merkel ordenou o fechamento temporário de sete reatores antigos

Cerca de 200 mil pessoas protestaram neste sábado (26) nas principais cidades da Alemanha contra o uso da energia nuclear. As manifestações acontecem após o desastre nuclear na usina Daiichi, em Fukushima no Japão. Em Berlim, mais de 100 mil pessoas marcharam nas ruas pedindo ao governo que suspenda as operações com energia nuclear disse o porta-voz da polícia, Jens Berger.

Organizadores dizem que cerca de 210 mil pessoas participam do protesto "Fukushima Adverte: desliguem todas as usinas de energia nuclear" nas quatro maiores cidades do país. "Não podemos mais correr o risco de uma catástrofe nuclear", disse o grupo de defesa ambiental alemão BUND.

O incidente em Fukushima, causado pelo terremoto e tsunami que atingiram o norte do Japão no dia 11 de março, levou o governo conservador da chanceler Angela Merkel a ordenar na semana passada o fechamento temporário de sete reatores antigos, para que fossem feitas inspeções de segurança. Autoridades disseram que vários deles podem nunca mais serem ativados.

Os manifestantes gritavam: "as desliguem". Há 17 reatores de energia nuclear na Alemanha. Os manifestantes também fizeram um minuto de silencio em homenagem aos mortos pelo terremoto e tsunami no Japão. As informações são da Associated Press.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.